O professor Valter Silvério, do Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador técnico da Coleção História Geral da África, participará dos eventos de lançamento que acontecem em São Paulo, Belo Horizonte e nas cidades baianas de Salvador e Cachoeira.
O objetivo da Unesco, do Ministério da Educação e de seus parceiros ao promover essa série de encontros é debater junto à sociedade o reconhecimento da importância da relação da história africana com a brasileira, contribuindo para a construção e afirmação da identidade da sua população. Entre os dias 1º e 4 de abril, os encontros acontecem na Universidade Federal do Recôncavo Baiano e na Universidade Federal da Bahia (UFBA) para debater assuntos relacionados à questão étnicorracial, especialmente os referentes à interculturalidade e à diversidade religiosa, aspectos tão presentes na cultura baiana. O vice-reitor da UFSCar Pedro Manoel Galetti Júnior participa dos eventos na UFBA.
Em São Paulo, no dia 6 de abril, o encontro acontece no auditório do Tucarena da PUC, com debates relacionados à formação de pesquisadores, à produção de materiais pedagógicos e de conhecimentos interdisciplinares para a formação docente e a construção de saberes históricos referentes ao continente africano. A professora Petronilha Gonçalves da Silva, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar, participa da mesa de debates "África e diáspora: formação de profissionais e produção de materiais pedagógicos".
Os encontros têm continuidade no dia 13 de abril, em Belo Horizonte, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. O lançamento da coleção será seguido de debates que abordarão as relações Brasil-África, a educação, a identidade negra e a territorialidade e a implantação de ações de educação das relações étnicorraciais.
Mais informações e a programação completa podem ser conferidas na página eletrônica da Unesco do Brasil, em www.unesco.org/brasilia.
Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos