Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
new-york-skylineDestino frequente de turistas e conhecida por seus roteiros de viagem, Nova York será apresentada por um ponto de vista diferente no Globo Universidade neste sábado, dia 13. Em edição especial, o programa mostrará quem são e o que fazem professores e pesquisadores brasileiros que escolheram a cidade que nunca dorme como cenário para desenvolver a carreira acadêmica. A apresentadora Lizandra Trindade esteve durante uma semana na cidade, onde acompanhou os passos destes brasileiros pelos corredores de institutos renomados, como a Universidade de Columbia e a Universidade de Nova York.
As reportagens do especial mostram ainda como a cidade atrai olhares diversos – Direito, Inteligência Artificial, Antropologia Física e Artes são algumas das áreas escolhidas pelos brasileiros que embarcam em busca de conhecimento.

Na Universidade de Columbia, Lizandra Trindade entrevista a pós-doutoranda Lilia Sales, professora visitante na instituição. Pesquisadora de Direito, ela explica por que o ambiente de Nova York é fundamental para suas pesquisas sobre mediação de conflitos. A cidade também faz a diferença para o físico carioca Davi Geiger, referência mundial no estudo de inteligência artificial e hoje professor da Universidade de Nova York. Ele mostra no quadro Mérito Acadêmico como busca aprimorar a tecnologia de produção de robôs com estudos de ponta.

Há também quem leve nas malas questões brasileiras para estudar. Paulo Bonfim Chaves, doutorando em Antropologia Física na Universidade de Nova York, coleta material no Brasil sobre o primata muriqui e usa a infra-estrutura dos laboratórios da instituição americana para analisar resultados e pensar a preservação da espécie. Ele explica como realiza este processo no quadro Fora de Série. E o Eu Amo Meu Trabalho acompanha o dia de Leda Maria do Prado, que trabalha com uma das vocações de Nova York – a efervescência cultural. Artista Plástica e mestre em História da Arte, ela mora na cidade há oito anos e é responsável pela curadoria internacional na Ward-Nasse Gallery, no bairro de SoHo.

O Globo Universidade é exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, com reprise às 15h30 na Globo News e às 13h30 no Futura, que também exibe o programa às 15h15 nas quartas-feiras, e às 3h nas quintas-feiras. A íntegra do programa fica disponível na internet (www.globouniversidade.com.br), logo após a exibição na TV.