“Há algum tempo o departamento tem recebido escritores de fora”, explica o chefe do TEL, Edvaldo Bérgamo. “A ideia é aproximar escritores e alunos e discutir literatura com quem faz literatura”. Para o professor, receber o escritor africano é uma forma de trazer ao universo dos estudantes da UnB o conhecimento da história e cultura do continente. “O que é mais relevante para nós é o diálogo entre as literaturas de língua portuguesa”, completa.
A professora da Universidade Federal de Goiás, Marilúcia Mendes Ramos, especialista em literatura africana, também fará parte do encontro. “João Melo é um autor pelo qual todos os estudiosos têm muito respeito”, diz. “A vinda dele à UnB soma ao nosso trabalho e ajuda a mostrar o que Angola está produzindo em termos de literatura”.
Marilúcia conta que o escritor tem peso literário e político em Angola. “A literatura dele retrata a luta colonial, a ambiência da guerra, depois os primeiros anos da independência”. Angola se tornou independente de Portugal apenas em 1975. Poucos anos depois, o país entrou em uma guerra civil que só acabou em 2002. “Os textos dele voltam ao passado para resgatar a identidade nacional”, conta.
SERVIÇO
Encontro com escritor angolano João Melo
Livro de contos: Filhos da pátria
Data: 29/10/2010
Hora: 10h
Local: Auditório Agostinho da Silva (TEL) - ICC Central, Ala B
UnB Agência