O encontro, que tem o apoio da Pró-Reitoria e Extensão e Cultura (PROExC), acontece na Sala do Audiovisual (4º andar da Escola de Teatro) e na Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão) do Centro de Letras e Artes da UNIRIO (Av. Pasteur, 436, Urca). A entrada é franca.
“O evento é uma celebração à vida do artista, do griot, no intuito de preservar a presença dele entre aqueles que o conheceram e apresentá-lo aos que nunca o encontraram. A escolha de realizar ‘Há um Segredo entre Nós’ na Escola de Teatro da UNIRIO se deu no sentido de valorizar o lugar de formação dos artistas hoje como um espaço de troca e encontro, dois movimentos muito valorizados por Sotigui”, pontua a Diretora de Extensão e Professora da Escola de Teatro da UNIRIO, Profa. Dra. Ana Achcar. “Há um Segredo entre Nós” é um reencontro com a obra de Sotigui Kouyaté. Em 2003, a UNIRIO abriu as portas da Sala Nelly Laport (Sala Branca) para uma oficina de contos ministrada pelo griot a um grupo de 42 artistas, entre eles Guti Fraga, Letícia Spiller, Clarice Niskier, Tereza Seiblitz, João Artigos e Xando Graça, por dez dias.
Passados sete anos, o objetivo é relembrar a produção artística de Kouyaté com uma variada programação. No dia 25 de outubro, segunda-feira, o Prof. Dr. Isaac Bernat ministra a palestra “Um griot no Brasil”, seguida da projeção de “London River”, último filme no qual Kouyaté atuou e pelo qual ganhou o Urso de Prata do Festival de Berlim, em 2009. Na terça-feira, 26, o destaque é a “Oficina de Exercícios Estúpidos”, com Adriana Maia, Adriana Bonfatti, Ana Achcar, Anna Wiltgen, Andrea Jabor, Flavio Souza, Isaac Bernat e Joice Niskier. As inscrições para a “Oficina de Exercícios Estúpidos” serão feitas no próprio dia do evento, a partir das 13h. Na quarta-feira, dia 27, das 10h às 17h, haverá uma mostra de produções estreladas por Kouyaté. A mostra “Griot Cinematográfico” reapresentará o longa “London River” e exibirá os filmes “Little Senegal”, “Un Griot Moderne” e “Sotigui Kouyaté: Um griot no Brasil”, este último produzido pelo SESCTV.
O nome do evento, “Há um Segredo entre Nós”, é uma referência ao sobrenome do ator malinês, descendente do Império Mandengue, que no período pré-colonial abrigava o que hoje é o Senegal, a Gâmbia, a Guiné-Bissau, a Libéria, a Mauritânia, a Guiné, o Mali, Burkina Faso, o norte da Costa do Marfim e o leste do Níger. O sobrenome, Kouyaté, teve origem nesse império e significa "há um segredo entre mim e você".
Sobre Sotigui Kouyaté
Sotigui Kouyaté nasceu em Mali, na África Ocidental, em 19 de julho de 1936, mas viveu boa parte de sua vida em Burkina Faso, país que defendeu como jogador de futebol profissional. Kouyaté começou sua carreira como ator em 1966, quando estreou numa peça histórica produzida por seu amigo Boubacar Dicko. No mesmo ano, fundou “The Crocodile’s Lament”, uma companhia teatral formada por 25 atores.
Kouyaté firmou uma estreita e próspera parceria com o encenador inglês Peter Brook, com quem começou a trabalhar em 1983, numa adaptação de Brook para o épico indiano “The Mahabharata”. Entre 1990 e 1996, realizou uma turnê pela Europa e Estados Unidos no show “La Voix du Griot” ("A Voz do Griot"), criado por ele. Fundou o teatro Mandeko, na capital do Mali, Bamako. Kouyaté apareceu em dezenas de filmes, tanto em pequenas produções como em sucessos de público e crítica, como “O Céu que nos Protege” (1990), “A Gênese” (1999), “Little Senegal” (2000), “Coisas Belas e Sujas” (2002) e “London River” (2009), que rendeu ao ator o Urso de Prata do Festival de Berlim. Ainda em 2009, foi considerado Comandante da Ordem das Letras e Artes da França, o mais alto título cultural do governo francês, outorgado durante o Festival de Cannes.
A ligação com o Brasil também criou laços de amizade e parceria profissional. Em 2003, os atores Ana Achcar, Isaac Bernat, Tereza Seiblitz, João Miguel, Juliana Jardim e o músico Marcelo Preto foram ao encontro de Sotigui na África, onde ele ensaiava “Tierno Bokar”. Viajaram pelo Mali e Burkina Faso acompanhando o ator no seu dia a dia como griot por 20 dias. Juliana Jardim voltou outras vezes à África com o ator e estava envolvida na realização do último projeto teatral de Sotigui com atores africanos, o espetáculo “Salina”. Já Isaac Bernat defendeu, na UNIRIO, em 2008, a tese de doutorado "O olhar do griot sobre o ofício do ator: Reflexões a partir dos encontros com Sotigui Kouyaté".
SERVIÇO:
“HÁ UM SEGREDO ENTRE NÓS” – Homenagem ao griot e ator Sotigui Kouyaté
De 25 a 27 de outubro
Local: Escola de Teatro – Centro de Letras e Artes da UNIRIO – Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão) e Sala do Audiovisual: Av. Pasteur, 436, fundos, Urca.
Entrada Franca
Programação:
Segunda-feira – 25 de outubro
18h: Palestra “Um griot no Brasil”, com Isaac Bernat
Projeção do filme “London River”, de Rachid Bouchareb (duração: 88min)
Terça-feira – 26 de outubro
14h: “Oficina Exercícios Estúpidos”, com Adriana Maia, Adriana Bonfatti, Ana Achcar, Anna Wiltgen, Andrea Jabor, Flavio Souza, Isaac Bernat e Joice Niskier.
17h: Sarau de Contos Iniciáticos, apresentação de contos africanos com Adriana Maia, Claudia Ventura, Daniele Ramalho, Flavio Souza, Nedira Campos, Tereza Seiblitz, entre outros artistas convidados.
Quarta-feira – 27 de outubro
Mostra de filmes “Griot Cinematográfico”
10h: “Sotigui Kouyaté: Um griot no Brasil” – SESCTV (Brasil, 2007, 56 min, leg. português)
Dir. e Roteiro: Alexandre Handfest
11h: “Little Senegal”
Dir.: Rachid Bouchareb (França, 2001, 93 min, som original em francês e inglês. leg. francês ou inglês)
13h30: “Un Griot Moderne” (França/Chade, 1998, 58 min, som original em francês). Projeção comentada por Ana Achcar.
Dir.: Mahamat-Saleh Haroun
15h30: “London River”
Dir.: Rachid Bouchareb (França, 2009, 88 min, som em inglês e francês. leg. francês)
17h: “Sotigui Kouyaté: Um griot no Brasil” – SESCTV (Brasil, 2007, 56 min, leg. português)
Inscrições para a “Oficina Exercícios Estúpidos” no próprio dia do evento, a partir das 13h.
Organização: Adriana Maia, Adriana Bonfatti, Ana Achcar, Anna Wiltgen, Flavio Souza e Isaac Bernat.
Realização: Programa Núcleo do Ator de Investigação e Documentação Teatral
Apoio: Pró-Reitoria e Extensão e Cultura (PROExC)
Coordenação de Comunicação da UNIRIO