“O evento chama a atenção da população de Taubaté e do Vale do Paraíba para a importância da leitura, incentivando o hábito de ler e estimulando a formação de um maior número de leitores. Ao promovendo um evento como esse, a UNITAU quer cumprir sua função social e de ensino estimulando a leitura junto a todos os segmentos da sociedade. Uma pessoa com informação participa da construção da realidade”, afirma o Pró-reitor de Extensão e relações Comunitárias da Universidade, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade.
Durante todo o evento, o público poderá participar de atividades voltadas à literatura infanto-juvenil como oficinas, gincanas, teatro, cinema, livraria, música, brincadeiras, contação de histórias, encontro com autores e games, além de palestras, debates e mesas-redondas para discussões sobre temas da infância e juventude, memória e educação. A mesa de abertura será neste sábado, dia 9, com a presença do Reitor, Prof. Dr. José Rui de Camargo, do Pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Prof. Dr José Felicio Goussaim Murade, do pesquisador Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da USP e curador da Seliga, do Professor Luiz Otávio de Santi, do Instituto Todo mundo, também curador do Seliga, e do Professor José Luiz Goldfarb, curador da Prêmio Jabuti, mais importante premiação literária do Brasil. Realizada às 19h, no Departamento de Arquitetura, o debate será seguido de uma apresentação do Grupo Paranga e de Luiz Perequê, encerrando a programação do primeiro dia de atividades do evento.
CONVIDADOS – Com o objetivo transformar Taubaté em uma referência na área de literatura e artes – assim como Paraty, com a Flip, e São Francisco Xavier, com o Festival da Mantiqueira – a primeira edição da Seliga conta com convidados ilustres que participarão de palestras e debates culturais abertios ao público. Dentre os nomes confirmados, estão escritores e ilustradores como Fanny Abramovich, Marcelo Coelho, Carmen Lúcia Azevedo, Eugenio Bucci, Marcelo Cipis, Conceição Molinaro, Pollyana Gama, Vanessa Campos, Marco Bin, o cineasta Doca Corbett, o quadrinista Jão Garcia e João Luiz Machado, do projeto Curta na Escola, da Petrobrás.
A Seliga conta ainda com tenda da livraria Letras do Vale, com exposição de jornais escolares da região do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da UNITAU, e com oficinas de culinária que ensinarão os segredos das famosas receitas da Tia Nastácia.
Serviço
1ª Semana de Literatura Infanto-juvenil, Games e Artes – Seliga
Data: 9 a 17 de outubro 2010
Locais: Departamento de Arquitetura da UNITAU, Sítio do Pica-pau Amarelo e Casa da Criança.
Realização: UNITAU, Instituto Todo Mundo e Cidade do Conhecimento da USP; co-realização da Prefeitura de Taubaté
Informações e programação completa: www.institutotodomundo.org.br
Programação traz grandes nomes da literatura nacional e debate assuntos de relevância na área
Os escritores Marcelo Cipis, Marcelo Coelho e Fanny Abramovich, além do jornalista Eugenio Bucci, estão entre os destaques do evento
Tendo como um dos de seus principais objetivos o incentivo à leitura desde a infância, a Seliga traz uma programação literária especial, que contará com a participação de grandes nomes da literatura contemporânea.
Dentre os destaques, estão o ilustrador Marcelo Cipis, o escritor e articulista do jornal Folha de S. Paulo, Marcelo Coelho, e o jornalista Eugênio Bucci. Cipis participará de um bate papo neste domingo, dia 10, às 15h, no Departamento de Arquitetura, no qual apresentará alguns de seus livros ao público. Já Coelho, que também estará no evento neste domingo, ministrará a palestra “Infância: Mitos e Possibilidades”, a partir das 17h, também na Arquitetura, e lançará “Patópolis”, seu mais recente livro, dirigido ao público adulto, no qual se utiliza do universo da Disney para satirizar mitos contemporâneos.
A programação da Seliga contará, também, com uma homenagem à Fanny Abramovich, uma das mais conceituadas escritoras de literatura infanto-juvenil do País, com mais de 40 títulos publicados. A homenagem será realizada no dia 10, às 14h, no Departamento de Arquitetura. O jornalista e professor Eugenio Bucci marcará presença no último dia do evento (16) e ministrará palestra, a partir das 17h, na qual discutirá os mitos e as possibilidades da infância.
DEBATES LITERÁRIOS – Além de contar com a participação dos escritores, o evento também propõe ser um espaço de incentivo à discussão de temas relacionados à literatura nos seus mais diversos contextos. No dia 14, por exemplo, a partir das 19h, haverá uma mesa redonda que discutirá a importância e a evolução da literatura no Brasil a partir de Monteiro Lobato. O assunto será debatido pelas escritoras Conceição Molinaro e Carmen Lúcia Azevedo, uma das principais pesquisadoras das obras de Lobato no País.
No dia 15, a partir das 14h, haverá uma palestra com o geógrafo e educador Francisco Tupy, que discutirá a criação de heróis e roteiros educativos. No mesmo dia, a partir das 17h, haverá uma mesa redonda que discutirá a relação entre texto, ilustração e animação nas produções literárias, contando com a participação de Vanessa Campos, escritora e colunista do jornal O Vale, Rafael Campos, cartunista e ilustrador, e Doca Corbett, cineasta. Também no dia 15, a partir das 18h, uma outra mesa redonda debaterá a imaginação e o ludismo nas obras de Monteiro Lobato. O assunto será discutido pela Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda, da UNITAU, e pela vereadora Pollyana Gama.
Ainda no dia 15, o evento discutirá, a partir das 19h30, a evolução das escrituras marginais (do sarau ao digital), contando com a participação do educador João Luis Machado, do professor Luiz Otávio de Santi, um dos curadores da Seliga, e o escritor Marco Bin.
O evento também debaterá assuntos ligados à educação, como a importância da aproximação entre pais e filhos, que será discutida pela jornalista Ceila Santos, no dia 9, às 16h, na Arquitetura, e a mesa redonda sobre os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que será realizada no dia 13, às 17h, no mesmo local. Haverá espaço, também, para o debate da importância dos acervos públicos, assunto que será discutido em duas mesas redonda no dia 13, às 19h e às 20h30, na Arquitetura. Além disso, durante todo o evento estará aberta ao público uma exposição sobre jornais escolares do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), da UNITAU.
A programação completa do evento está disponível no site http://www.institutotodomundo.org.br.
ENCONTRO LITERÁRIO – Outro importante evento, promovido pela UNITAU, ligado à área de literatura é o 1º Encontro de Literatura e de Estudos Multiculturais (Elem), que será realizado entre os dias 14 e 16 de outubro. O evento abordará o tema Literaturas, culturas, saberes e pretende promover a reflexão sobre assuntos, como a literatura contemporânea, a escrita feminina, o cinema, o imperialismo inglês e as histórias, culturas e literaturas indígena, afro-brasileira e africanas.
Organizado pelo curso de Especialização em Literatura da Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Departamento de Ciências Sociais e Letras, o Elem contará com a participação de escritores e de pesquisadores da área. Dentre os destaques estão as conferências sobre literatura indígena, com a pesquisadora Eliane Potiguara, às 19h, e com o pesquisador Hugo Di Domenico, às 20h, autor do dicionário léxico tupi-português, ambas no dia 14.
No mesmo dia, haverá uma mesa redonda sobre literatura e contemporaneidade nos países de língua portuguesa, com professores e pesquisadores, com destaque para o Prof. Ms. Jorge de Nascimento Nonato Otinta, da Guiné-Bissau. Outro destaque do evento será a palestra do prosador e poeta angolano Ondjaki no dia 16, às 11h, ganhador de diversos prêmios literários e com livros traduzidos em diversos idiomas.
A programação completa do Encontro de Literatura e de Estudos Multiculturais está disponível no site www.unitau.br/scripts/encontro_literatura.
Games criativos norteiam atividades interativas e debates sobre a cultura digital
Lançamentos de jogos digitais, oficinas de games literários, concurso cultural no Twitter e debates e palestras com profissionais e pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento de ações inovadoras a partir de games criativos e da internet. O universo dos games e da cultura digital e seus papéis como instrumento de educação e na promoção de transformações positivas na sociedade são destaque na programação da 1ª Semana de Literatura Infanto-juvenil, Games e Artes (Seliga), evento promovido pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em parceria com o Instituto Todo Mundo, a Cidade do Conhecimento da USP e a Prefeitura de Taubaté entre os dias 9 a 16 de outubro.
Com enfoque em atividades interativas e equipada com uma lan-house especialmente montada para o evento, a programação voltada para a área de games será concentrada no Departamento de Arquitetura da UNITAU. Dentre os convidados do evento, estão importantes nomes internacionais, como Asi Burak, presidente da entidade Games for Change, de Nova York, que utiliza os jogos digitais para promover transformações positivas na sociedade, e Mikkel Overby, diretor da empresa dinamarquesa Serious Games (criadora do game Conflitos Globais, que será lançado no Seliga), que participarão do evento via videoconferência. “Hoje não dá mais para dissociar o universo digital da nossa vida cotidiana. Usamos o computador para fazer compras, realizar operações bancárias, fazer amigos... Além disso, a literatura está muito presente na cultura digital. Pode mudar o suporte, mas a literatura continua“, afirma Márcia Maria de Moura Ribeiro, uma das organizadoras do Seliga e coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas da UNITAU.
LANÇAMENTO – Tendo como base a inovação e a proposta de discutir a cultura digital a partir da integração entre educação e entretenimento, o Seliga terá entre os seus destaques o lançamento de dois games em que o conhecimento é o passaporte para diversas aventuras. Idealizado e desenvolvido pelas alunas Ava Francine, Diana Sayuri e Renata Alves, do curso de Publicidade e Propaganda da UNITAU, o advergame Turismo, enfoca a cultura e o turismo brasileiro, tendo como cenário a cidade de Paraty. Já o jogo Conflitos Globais, primeiro newsgame educacional para escolas e universidades brasileiras criado pela Serious Games em parceria com a Cidade do Conhecimento da USP e que explora a demografia, a vida, as condições de trabalho, a cultura e valores locais de diferentes zonas de conflitos do mundo.
Durante o Seliga, os jogadores do game Conflitos Globais poderão participar de um quiz no microblog Twitter respondendo a pergunta o jogo. Para participar do desafio, marcado para o dia 15 de outubro, às 14h, é necessário fazer inscrição.
GAME LITERÁRIO – Transformar histórias, contos e poemas em jogos é a proposta da oficina de games literários, promovida nos dias 9 e 10 pela gamer e pesquisadora Sabrina Carmona. A partir de um conto de Monteiro Lobato, os participantes aprenderão como transformar textos literários em jogos digitais utilizando os conceitos de Game Design.
CULTURA DIGITAL – As diversas possibilidades de utilização dos games e da internet no contexto educacional e cultural do País também serão abordados em palestras e debates durante todo o Seliga. Dentre os temas que serão discutidos com o público estão o uso dos games nas escolas, o futuro dos games no Brasil, a importância da ética no ambiente dos jogos interativos, além da apresentação do projeto "360 motivos para sorrir", que visa a inserção tecnológica de crianças carentes a partir do videogame Xbox 360 e de jogos com propostas educativas. Os games ainda serão tema de uma desconferência, encontro aberto entre jogadores, professores, pais e adolescentes que tem por objetivo debater o universo dos games na atualidade.
Para conferir a programação completa do evento, basta acessar o site www.institutotodomundo.org.br.
Oficinas e apresentações culturais promovem interação entre diferentes gerações
Oficina de Brinquedos, apresentações teatrais, contação de histórias sobre brinquedos criativos e manifestações culturais nas mais variadas áreas estarão presentes na 1ª Semana de Literatura Infanto-juvenil, Games e Artes (Seliga), organizada pelo Instituto Todo Mundo, em parceria com a Universidade de Taubaté (UNITAU) e a Cidade do Conhecimento da USP, que vai até o dia 16 de outubro em Taubaté.
Com uma rica programação, o evento visa auxiliar na formação e no crescimento do público em relação à cultura, promovendo a interação entre as diferentes gerações e oferecendo à cidade de Taubaté uma nova maneira de abordar a arte e manifestações culturais, por meio do pensamento, da ação e da diversão. São mais de 20 atividades interativas e abertas ao público divididas entre oficinas, teatro, dança e apresentações musicais.
Dentre os destaques da programação do Departamento de Arquitetura da UNITAU, haverá oficinas de musica, quadrinhos, de tênis de grama, demonstração de serigrafia, de sonorização em 3D, de locução em Braille, de fotografia digital e de vídeo de bolso, além de apresentações musicais e teatrais.
No Sítio do Pica-pau Amarelo, o público poderá conferir apresentações artísticas e da peça teatral “Reinações do Reino” e participar de divertidas oficinas culturais, como a oficina Cabelo Afro, em que os participantes poderão criar penteados que valorizam a cultura afro-brasileira, a oficina Corpo e Dança, na qual a bailarina Ilana Marion abordará a importância do conhecimento corporal por meio da dança, e ainda oficinas de maquiagem artística, de escultura em balão, de monotipia, de reciclagem, de fantoches de animais, de brinquedos, de danças populares, de malabares e de palhaço.
Já a Casa da Criança oferecerá oficinas de culinária, envolvendo o público no aprendizado das receitas dos famosos quitutes da Tia Anastácia.
A programação completa da 1ª Semana de Literatura Infanto-juvenil, Games e Artes está disponível no site www.institutotodomundo.org.br.
ACOM/UNITAU