
O programa apresenta uma amostra da riqueza e variedade musical do repertório para viola e piano, com obras compostas entre 1939 e 1950, que revelam a particular vocação lírica dos instrumentos, o rigor da estruturação formal e experimentações rítmicas e harmônicas da música moderna, bem como a união de novas explorações tímbricas aos temas barrocos. Formado em 2004, o duo se dedica a um amplo repertório dos séculos XVIII e XXI de compositores como Bach, Hummel, Brahms, Britten, Hindemith, e os brasileiros Almeida Prado e Edson Zampronha, sendo um de seus objetivos divulgar obras novas para esta formação. O duo realizou apresentações em importantes salas paulistanas, como o Teatro Popular do Sesi, o Sesc Vila Mariana e o Centro Cultural São Paulo.
O violonista Renato Bandel graduou-se na Universidade de Artes de Berlim e estagiou na Orquestra Filarmônica de Berlim, onde estudou com Neithard Resa, líder das violas, e realizou concertos sob regência de Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Zubin Mehta entre outros. Integrou a Ensemble Oriol Berlin e atuou como músico convidado na Orquestra Gulbenkian em Portugal. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos, o Quarteto Camargo Guarnieri e o duo de violas Duo Violapso. É também professor das Faculdades de Música Alcântara Machado e Cantareira.
Horácio Gouveia é doutorando em musicologia pela USP, tendo estudado piano sob a orientação de Beatriz Balzi, Jacob Herzog, Yara Caznók e Hans Joachim Koellreutter. Como bolsista do DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico complementou seus estudos na Universidade Albert Ludwig. Entre as premiações recebidas estão o XVI Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e o I Concurso Cultura FM - Prêmio Promon. Atualmente é professor e co-repetidor da Faculdade de Artes Alcântara Machado, além de atuar como recitalista, camerista e solista, apresentando-se em importantes salas de vários Estados brasileiros.
Programa:
Benjamin Britten
Lachrymae op. 48 (1950)
Nino Rota
Intermezzo (1945)
Paul Hindemith
Sonata (1939)
- Breit. Mit Kraft
- Sehr lebhaft
- Phantasie. Sehr langsam.
- Finale mit 2 Variationen
Música na MariAntonia com Duo de Viola e Piano
Dia 10 de maio, às 20h30
Centro Universitário Maria Antonia da USP
R. Maria Antonia, 294 – V. Buarque
Informações 11 3255 7182
Entrada Gratuita