Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ema-klabin-logoA Fundação Ema Gordon Klabin , no Jardim Europa, vem realizando uma série de apresentações musicais pelo programa Música do Mundo, todo o segundo sábado de cada mês, com entrada franca.  No próximo dia 11 de setembro, às 16h30, haverá apresentação da cultura africana com o Ballet Afro Koteban. Fundado em novembro de 2004, o Ballet Afro Koteban é um grupo formado por músicos e dançarinos brasileiros e africanos que desenvolvem um trabalho de pesquisa da música, da dança e da cultura do povo Mandingue do Oeste Africano. 
O grupo apresenta uma música forte, de arranjos e andamentos complexos, tendo como base importantes instrumentos dessa cultura, como o djembe, dununs e balafon. O Programa Música do Mundo divulga  grupos musicais que representam as mais diversas culturas do planeta. As apresentações são realizadas com o apoio da Klabin, eleita a melhor empresa do setor de papel e celulose.

Além do Programa Música do Mundo, a Fundação Ema Gordon Klabin mantém, desde 2009, o tradicional programa Tardes Musicais, com recitais todos os últimos sábados do mês, sempre às 16h30. No próximo dia  25 de Setembro, o palco da Fundação será tomado por um dos mais importantes representantes do jazz brasileiro. O grupo Tito Martino Jazz Band, com o espetáculo “Raízes do Jazz.


Visitas monitoradas ao Museu

Antes das apresentações musicais, o público pode, a partir das 15h30, realizar uma visita monitorada ao Museu e conferir o acervo de 1.545 obras oriundas de quatro continentes e diversas civilizações. Entre elas, telas de mestres da pintura como Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Marc Chagall e Frans Post.

Na arte africana, acompanhando a série de apresentações musicais que representam as mais diversas culturas do planeta, destacamos algumas obras:  Bastão de Xangô(Trata-se de um objeto de culto feito em madeira entalhada, proveniente da Nigéria e parte da nação Yorubá), as bonecas africanas: Akua´ba (boneca Ashanti de linguagem gráfica simbólica, que expressa aspectos relacionados a reprodução humana);  Rad Kamba ( uma boneca feita pelo povo Mossi e dada às meninas para que elas cuidem como se fossem seus filhos. É símbolo de fertilidade.)

“O acervo da Fundação possui uma coleção abrangente e panorâmica da arte africana, reunindo elementos da mais variadas culturas, com auxílio do marchand Ladislas Segy, um dos primeiros grandes especialistas nessa cultura”, explica o curador do Museu e autor do livro Sinfonia de Objetos, Paulo de Freitas Costa.

Serviço:

Programa Música do Mundo
11/09 – Música Africana - Ballet Afro Koteban
16/10 – Música Japonesa – Todoroki Daiko
13/11 – Música Argentina – Trio Jogando Tango
11/12  - Música Judaica- Klezmer Brasil

Horário: 16h30, sem necessidade de reserva.
Visita ao acervo: a partir das 15h30.  (reserva por telefone ou site)

Custo: Entrada Franca.
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.
Mais informações: 011 3062-5245 ou pelo site www.emaklabin.org.br

Assessoria de Imprensa da Fundação Ema Gordon Klabin