Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Editora PUC-Rio, em parceria com as Edições Loyola, lança Aforismos para Introdução à Filosofia da Natureza e Aforismos sobre Filosofia da Natureza, do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Joseph Schelling. Além de traduzir os escritos, Márcia Gonçalves, em seu texto de introdução, detalha para os leitores os traços fundamentais da obra schellinguiana: a relação entre matéria e espírito; a teoria das diferentes potências; e as dimensões da natureza e sua noção de organismo.
Esses aforismos revelam um complexo estudo filosófico sobre a relação do ser humano com o mundo exterior. O primeiro aforismo – originalmente intitulado Aphorismen zur Einleitung in die Naturphilosophie – introduz aos leitores a filosofia da natureza; o segundo – Aphorismen über die Naturphilosophie – possui a tarefa de descrevê-la.

Embora os Aforismos sejam de 1806, estudos recentes têm considerado a filosofia da natureza schellinguiana um pensamento ecológico atual, que aponta para uma urgência da preservação do meio ambiente. Ao adotar uma física especulativa em reação à física mecanicista – dominante em sua época –, o filósofo antecipa novas teorias na física, na biologia, na medicina e na psicologia, explicitando uma tendência cada vez maior de uma unificação entre as ciências. Desse modo, Schelling demonstra, por exemplo, a conexão entre fenômenos bioquímicos e o funcionamento neurológico que influi no modo de sentir e pensar.

Nesse diálogo multidisciplinar, Schelling faz referência a teorias filósoficas anteriores, desde a Grécia Antiga, especialmente com filósofos jônicos e com Platão, até influências de pensadores como Spinoza, Leibniz e Kant; e científicas de Lavoisier, Galvani, entre outros.

Título: Aforismos para Introdução à Filosofia da Natureza e Aforismos sobre Filosofia da Natureza
Autor: Friedrich Wilhelm Joseph Schelling
Tradução e introdução: Márcia C. F. Gonçalves
Número de páginas: 172
Formato: 14 x 21 cm
Coeditor: Edições Loyola
Coleção: Teologia e Ciências Humanas n.85

Assessoria de Comunicação Social da PUC-Rio