
O inestimável apoio da Comissão de Eventos do Ano da França no Brasil do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, a parceria do Museu do Louvre e do curador da coleção, Guilhem Scherf, da empresa organizadora EMC e o generoso patrocínio da Peugeot, estão viabilizando a realização da exposição no Rio de Janeiro.
Além de esculturas de personagens históricos, entre os quais os franceses Mirabeau, Condorcet, Rousseau, Voltaire e Diderot e os americanos Benjamin Franklin (com quem o artista viajou da França para os Estados Unidos) e George Washington, serão expostas, ainda, a obra prima em mármore “Morphée” e esculturas retratando a família do artista. Numa tela de aproximadamente quinze metros, serão projetadas imagens que abordarão o contexto histórico da França no período em que Houdon criou suas obras, seus principais e mais importantes personagens, bem como a realidade brasileira de então. Uma instalação em tamanho real, produzida a partir da imagem do quadro "L´Atelier de Houdon", de Louis-Leopold Boilly, reconstituirá o ambiente no qual o artista elaborava suas obras. Réplicas das esculturas de Houdon integrarão um espaço anexo à exposição e poderão ser tocadas pelo público: legendas em braile permitirão aos portadores de deficiências visuais complementarem as informações sobre o artista. Terminais digitais interativos e ações educativas também possibilitarão ao público aprofundar-se no universo abrangido pela exposição.
Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº
Próximo à Praça XV
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 21-25509220
Aberto ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.
Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 6,00 (seis reais)
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.