A exposição integra o evento de mesmo nome e que tem como atividades oficina de tranças africanas, uma conferência, um debate e uma festa de encerramento (mais detalhes abaixo).
O evento é uma realização conjunta de estudantes africanos e membros do Núcelo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes da UFG em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Imternacionais/UFG. A data escolhida para início das atividades do evento faz alusão ao Dia da África, comemorado em 25 de maio.
O Dia da África assinala a criação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana, e também o Dia da Libertação da África, instituída em 25 de maio de 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta data relembra ainda a descolonização dos países africanos e a formação do pensamento pan-africanista na África e nos países onde se registra a diáspora africana.
Estudantes e professores africanos e afro-brasileiros, além de outros interessados, têm celebrado a data e empreendido discussões em outros estados brasileiros. Em Goiás esta é a primeira vez que acontece uma comemoração desse tipo. No estado, de acordo com o coordenador do evento, professor Alex Ratts, a maior comunidade estrangeira é africana e acadêmica, vinculada às universidades Católica, Estadual e Federal de Goiás.
Programação completa do evento:
25/05, 15h- Abertura da exposição, hall de entrada da BC/UFG, câmpus II
26/05, 15h- Oficina de tranças africanas: uma questão de identidade, sala 5 do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA)/UFG, câmpus II
28/05, 19h- Conferência com o etnólogo e pan-africanista Carlos Moore, auditório do IESA/UFG, câmpus II
29/05, 19h- Debate com embaixadores africanos, auditório da Faculdade de Educação, câmpus I, Praça Universitária
30/05, 21h- Festa Africana, Diretório Central do Estudantes da Universidade Católica de Goiás (ingressos antecipados ou no local)
Exposição As diferentes faces da África
Data: 25 a 30 de maio de 2009. Abertura oficial dia 25, às 15h.
Local: Biblioteca Central da UFG, câmpus II, saída para Nerópolis.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 22h45; sábados, das 8h às 18h.
Ascom/UFG