
Além do material do MBP, os visitantes poderão conhecer o Projeto Memórias do Distrito de Iguatemi, organizado pelo Colégio Estadual Rui Barbosa, e a Oficina de Artes Visuais do Centro Social Marista, Irmão Beno Tomasoni, com a criação da série de bonecos gigantes, intitulada “Os Retirantes”.
Segundo Laura Chaves Peluso, responsável técnica do Museu, a exposição tem o objetivo de contar a história de Maringá a partir de uma perspectiva diferenciada, dos pioneiros e retirantes. “Geralmente a história oficial de Maringá é contada a partir da perspectiva da Companhia de Melhoramento do Norte do Paraná. Esta exposição conta a história a partir da visão do povo simples”, explica.
Para Peluso, esta busca por contar a história da nossa cidade nesta perspectiva mais humana faz com que a exposição tenha mais vida, mais emoção, mais paixão. “A exposição ressalta a perspectiva daqueles que viam vida em um lugar onde aparentemente não tinha vida”, esclarece.
As obras do projeto da escola Rui Barbosa foram desenvolvidas sob a orientação da professora Margarida Peres Fachini, do Departamento de Geografia da UEM. O objetivo era perceber como a paisagem de Iguatemi foi construída e transformada no decorrer do tempo.
O projeto dos irmãos Maristas teve origem durante as atividades de sala de aula, através das quais se percebeu que a maior parte das famílias dos alunos vinha de diversos Estados brasileiros. Assim, foram desenvolvidas atividades tratando da diversidade cultural e da cultura popular.
Serviço:
Exposição: Maringá uma história contada por sua gente: pioneiros e retirantes
Período: 4 a 30 de maio
Local: Museu da Bacia do Paraná
Horário de visitação: das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O horário noturno é possível com agendamento prévio.
UEM/ASC