Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Sofia Loren e Vittorio De SicaO Espaço Cultural Casa do Lago exibe, desta segunda-feira (26) até 29 de maio, em seu ciclo de cinema gratuito, filmes do diretor polonês Andrej Wajda e do italiano Vittorio de Sica. Durante a semana apresenta ainda, filmes de outro diretor italiano: Ettore Scola. 

Nos ciclos denominados "Wadja" e "Vítimas da Tormenta", a película Retratos da Itália do Século XX: I Bambini e La Guera, de Sica, abre na segunda feira, às 12 horas, a série filmográfica. As Moças de Wilko, de Wadja, ganha apresentações no mesmo dia, às 14, 16h30 e 19 horas.

Na terça, dia 27, em uma única sessão, às 12 horas, é a vez Vítimas da Tormenta, do italiano de Sica. Pan Tadeusz, do ciclo Wadja, é o filme que será apresentado nas sessões das 14, 16h30 e 19 horas.

Na quarta-feira, terceiro dia dos ciclos italiano e polonês, permanece a dose dupla de filmes. Da Itália, às 12 horas, será apresentado Um dia Muito Especial, de Ettore Scola. Da Polônia, Homem de Mármore, do ciclo Wadja, ganha exibições às 14, 16h30 e 19 horas.

A semana será encerrada com “Um dia Muito Especial”, às 12 horas, de Ettore Scola. Homem de Ferro, de Wadja, será exibido nas sessões das 14, 16h30 e 19 horas.

Luz, câmera, ação!

Vittorio De Sica foi um dos mais importantes diretores e atores do cinema italiano. Como ator ele estreou em 1932 na fita Dois Corações Felizes. Já como diretor sua estréia se deu em 1939 com o filme Rosas Escarlates. Recebeu três Oscars de melhor filme estrangeiro. Em 1946 por Sciuscia; Em 1948 por Ladrões de Bicicletas e, em 1971, por O Jardim dos Finzi Contini. De Sica é considerado o precursor do neo-realismo italiano. Seu último filme foi A Viagem com a participação de Richard Burton e Sophia Loren, que estreou depois de sua morte em Paris.

Andrej Wajda nasceu em Suwalki (Polônia) em 1926. Formou-se na Academy of Fine Arts, em Cracóvia. Em 1950, estreou na direção com o curta Zly Chlopiec. Seu primeiro longa foi Pokolenie. Membro do movimento Solidariedade, foi eleito senador em 1989. Entre os seus trabalhos mais importantes figuram O Maestro, O Homem de Mármore, O Homem de Ferro, Sem Anestesia, entre outros. Em 1999 Wadja foi agraciado com um Oscar de reconhecimento à sua carreira.

Ettore Scola é outro diretor importante da filmografia italiana. Estreou na direção em 1964 com a comédia Fala-se de mulheres. Com Nós que nos amávamos tanto ganhou o "César” de melhor filme estrangeiro. Seus filmes mais recentes são: Gente de Roma, Um outro mundo é possível e Concorrência desleal.

O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-7017 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


UNICAMP Agência - Hélio Costa Júnior