o discurso de legitimação do poder nas moedas emitidas pelas mais proeminentes famílias romanas; os deuses romanos e suas tríades divinas; as mulheres do Império; o sacrifício na Roma Antiga; o culto imperial; o caráter militar das emissões romanas e a arquitetura monumental dos romanos.
São moedas de bronze, prata ou ouro fabricadas sob a autoridade da República romana, entre os séculos IV e I antes de Cristo, ou durante o Império romano, sob a autoridade dos Imperadores ou do Senado, do século I antes de Cristo ao século V depois de Cristo.
A exposição está dividida em três partes: a primeira traz a formação da coleção em si, desde os seus primórdios; a segunda apresenta todo o processo relacionado ao trabalho de conservação e higienização das peças; e, finalmente, a terceira parte expõe as moedas mais representativas do acervo.
A exposição pode ser visitada até o dia 20 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. O espaço expositivo está localizado no saguão do prédio da Reitoria (rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, em São Paulo).