Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unisul logoA Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) 2015 tem início na segunda-feira, 5/10, na Unisul Unidade Pedra Branca, em Palhoça. Além da palestra com o professor Walter Vicente Gomes Filho, diretor de pesquisa em ciências agrária e meio ambiente da FAPESC, haverá apresentação dos projetos desenvolvidos por alunos nos programas de pesquisa da Unisul, Artigo 170, Artigo 171, Puic, Pibic, Pibiti, Professor Inovador e PMUC, e duas exposições.
A professora Heloisa Regina Turatti Silva apresenta a exposição Arte e Ciência.
– A artista é uma professora que trabalha há 12 anos na Unisul ministrando aulas de química e física para os cursos de engenharia. A arte vem sendo trabalhada em sua vida em paralelo à ciência há alguns anos, e o resultado deste exercício é um conjunto de obras que mostram que ciência e arte podem fazer parte do mesmo universo. Nesta exposição “ARTE X CIENCIA” a artista propõe uma exercício onde o visitante é provocado a descobrir a ciência presente em cada trabalho de arte apresentado.

O professor Marco Mibach expõe ‘Fotografia Científica’.
– Nesta exposição o fotógrafo trará seu último trabalho realizado no laboratório de plasma da UNISUL, mostrando a visão artística de um ambiente de plasma projetado e montado para trabalhos de pesquisa. Ilustrações científicas fotográficas que traduzem, de um lado, o ambiente do plasma sendo utilizado em estudos científicos e, de outro,  a beleza deste meio químico encontrado em ambientes naturais, como as auroras boreais, e que nos dias de hoje pode ser produzido em laboratórios a serviço do avanço tecnológico demandado pelo homem.

A Unisul é uma universidade que se baseia no tripé: ensino, Pesquisa e extensão. Ao longo do ano muitos trabalhos acadêmicos e que são fomentados com recursos institucionais são desenvolvidos, como é o caso do Programa Unisul de Iniciação Científica - PUIC e Professor Inovador. Além destes, outros resultados de programas apoiados pelo Governo do Estado de Santa Catarina, como os benefícios: Artigo 170 e Artigo 171 - Pesquisa, bem como programas apoiados pelo Governo Federal: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI. O evento é uma forma de disseminar os resultados obtidos pelos trabalhos e promover o debate e difusão do conteúdo.

O JUNIC  faz parte da programação da Semana de Integração Docente e Discente Unisul e terá início no dia 5 de outubro, às 9h, com coffee-Break e credenciamento. Após a cerimônia de abertura o vice-reitor, Mauri Luiz Heerdt, fará a entrega da premiação do programa professor inovador, que visa consolidar as atividades formativas de pesquisa e extensão previstas nos projetos pedagógicos dos cursos, como forma de articulação das áreas trabalhadas pela Universidade.

O evento é aberto a ouvintes para acompanharem as palestras, apresentação de pôsteres e comunicação oral dos participantes inscritos e ligados ao (Art. 170, Art. 171, PUIC, PIBIC, PIBITI, Professor Inovador e PMUC). Além das apresentações, a Jornada realiza também a X edição do Seminário de Pesquisa que têm como tema "A pesquisa científica e tecnológica no contexto da educação ativa e significativa” e conta com a presença de representantes da comunidade científica de renome nacional.

No dia 5, às 10h30,  haverá a palestra Educação ativa e significativa: caminho para a inovação científica e tecnológica em saúde e no SUS com o professor Walter Vicente Gomes Filho, diretor de pesquisa em ciências agrária e meio ambiente da FAPESC – Fundação de Amparo à pesquisa e inovação de SC- , no Auditório C, na Unisul Pedra Branca. Os participantes também poderão acompanhar a Sessão de Pôster e apresentações orais de trabalhos dos programas de Iniciação Científica. Entre as apresentações nas categorias estão os títulos Processos ostensivo-inferenciais em excertos de interpretação da Lei Maria da Penha: estudo de caso (Ana Cláudia Souza Ribeiro), A reparação de danos aos presos políticos da Ditadura Militar Brasileira residentes no sul de Santa Catarina: o papel da Lei da Anistia e da Comissão Estadual da Verdade (Bárbara Mendes Rauen), Off-set como ferramenta de transferência de tecnologia: estudo do caso de São Bernardo do Campo como indicação de ações de implementação na Indústria Aeronáutica de Santa Catarina (Felipe Fernandez, Beatriz Bordignon Luiz, Ingrid Santos Cirio de Azevedo). Todos desenvolvidos a partir da vertente do conhecimento Ciências Humanas/Linguagens e Artes.


As inscrições para participantes ouvintes podem ser feitas até o dia do evento: http://www.rexlab.unisul.br/junic/.