O evento contou com a presença de autoridades da região, convidados e alunos da Instituição. Juliana Gobbe, educadora, presente na abertura da mostra, parabenizou a FAAT pela iniciativa e disse que a exposição traz ao público um momento singular diante de uma técnica apurada na tradução do olhar de cada artista.
Com curadoria de Paulo Cheida Sans, a mostra reúne 11 obras de importantes artistas, que são considerados referências na técnica da gravura. Muitos artistas participantes são professores universitários e premiados em importantes Bienais, como a artista argentina Luisa Reinser, que faleceu em 2000, e é detentora do primeiro prêmio do 22º Gran Prêmio Internacional, realizado em Paris, França, em 1986.
A mostra é inédita e integra o “10º Grabados e Gravuras“ que está sendo coordenado pelo Museu Olho Latino, contando com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A primeira exposição “Grabados e Gravuras” foi realizada em Campinas, em 1991 e as demais edições do evento foram apresentadas em mais de 50 mostras em várias cidades no Brasil, como em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, além de Quebec, no Canadá.
“Nuevos Horizontes” é uma excelente oportunidade para se conhecer a arte da gravura, por apresentar as inúmeras possibilidades técnicas dessa arte, como a xilogravura, a calcogravura, a serigrafia, a litografia e outras.
Participam da mostra os seguintes artistas: Alberto Agapito, Carolina Salinas e Olga Flores (Peru), Juan Ignacio Revollo e Oscar Velasquez (Bolívia), Luisa Reisner, Marcelo Aguilar, Pablo De Bella e Robert Koch (Argentina) e Marlene Crespo (Brasil).
Vale conferir a qualidade das gravuras expostas. É uma oportunidade única para o público. A entrada é franca. A exposição está aberta à visitação até 30 de agosto, no Campus Dom Pedro. Horário: de segunda à sexta-feira das 18h às 20h e aos sábados das 8h às 12h. Endereço: Estrada Juca Sanches 1050, Bairro Boa Vista – Atibaia – São Paulo. Mais informações: (11) 4414 4140.