O material a ser exposto é do período pré-histórico e foi obtido por meio de pesquisas arqueológicas realizadas pelos pesquisadores do Cemaarq na região de Presidente Prudente. São artefatos de pedra lascada, que datam de 7.000 a 5.000 a.p (antes do presente), de pedra polida e de cerâmica, que datam de aproximadamente de 1.000 a.p. Os objetos mostram o modo de vida das populações em um passado remoto.
Haverá também artefatos confeccionados por índios contemporâneos, que mostram tanto a riqueza do artesanato tradicional indígena, bem como as influências dele sobre o nosso cotidiano. Esse acervo deve permitir uma reflexão sobre a proximidade cada vez maior da sociedade em relação às tribos.
A programação inclui, ainda, a apresentação de um teatro de fantoches, com lendas indígenas, que serão apresentadas por monitores da Unesp, além da exibição de filmes sobre temas indígenas. “O objetivo da exposição é mostrar ao público em geral um pouco da vida dos índios brasileiros, desde os primórdios até os dias de hoje”, informa Ruth Kunzli, coordenadora do evento e professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente.
A exposição de objetos, acompanhados de cartazes e fotos, reúne material dos acervos do Cemaarq e do Ceimam (Centro de Estudos Indígenas Miguel A. Menendez) do Câmpus da Unesp de Araraquara.
O público alvo é formado pela população local e alunos e professores de escolas públicas e particulares da região. O horário da visitas é das 8h às 22h. A coordenação Geral é de Ruth Künzli e a coordenação das atividades, de Leonice Bigoni. Agendamentos de grupos podem ser feitos com Carmen Lucia pelo telefone: (18) 3229-5327 ou pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .