O projeto é uma via de acesso para a discussão da Arte Contemporânea a um público amplo, visto que as obras do artista apropriam-se de um prazer popular e as discussões levantadas são acessíveis à maioria da população.
A estrutura básica do trabalho são as inversões dos clássicos regionais. Por exemplo, Internacional e Grêmio do Rio Grande do Sul, Avaí e Figueirense de Santa Catarina. Leandro comenta que esse trabalho é aquele que realmente “mexe” com o torcedor. “A partir da experiência no futebol percebi que a cor é um elemento de fundamental importância para o torcedor, possui um caráter de identificação”, explica.
Neste trabalho, o artista discute diretamente o Fanatismo que possui uma demarcação no futebol que se expande à cultura. “As rivalidades observadas no futebol são anteriores à formalização do próprio futebol moderno. Um jogo costuma ser carregado de elementos religiosos, conflito de elites locais, disparidades socioculturais”, afirma. O projeto “Fanáticos” se coloca de modo humorado nessa área de tensão e toca justamente num elemento de paixão fundamental para o torcedor fanático: a cor de seu time, seu elemento de distinção.
Serviço
O quê: Exposição “Fanáticos” – 28/06 até 28/07
Quando: 28 de junho, às 19 horas
Onde: Fundação Hassis - Rua Luiz Costa Freysleben, 87 – Itaguaçu
Quanto: Gratuito
Núcleo de Comunicação do Centro de Artes da UDESC