“Não é uma mostra apenas para ser visitada e vista, mas o convite para uma experiência a ser vivida”, resume o texto de apresentação da exposição. Essa experiência sensorial começa logo na entrada do Solar, onde um jogo de luzes e sons convida o visitante para uma imersão na história. A primeira sala abriga a Linha do Tempo, com fotos e vídeos, além de uma maquete do Campus Gávea, na qual as cores apontam as transformações ocorridas no lugar desde o final dos anos 50. Dos prédios modernistas projetados por Edgar da Fonseca às casas da vila operária, que já existiam no local, o projeto é assinado pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A partir daí a história segue através de documentos e objetos dos reitores que passaram pela PUC-Rio e penetra nas quatro grandes áreas de conhecimento que sustentam a instituição: Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Centro de Ciências Sociais (CCS), Centro Técnico Científico (CTC) e Centro de Ciências Biológicas e de Medicina (CCBM). No centro da sala, no 1º andar do Solar, uma mesa multitouch convida a interagir com fotografias que complementam a informação apresentada nas vitrines ao redor.
No segundo andar, a mostra usa a tecnologia para apresentar a universidade. Além de fotos aéreas e panorâmicas do Campus Gávea, um jogo de memória, também em uma mesa multitouch, desafia os participantes. A brincadeira é responder perguntas sobre a PUC-Rio em três áreas: botânica, décadas e funções. A interatividade continua nas varandas do Solar, onde o visitante encontra duas estações multimídia. Em uma delas, ele pode deixar gravado um depoimento, além de fotografar-se e enviar o material para o jogo da memória “Quem é quem?”, da sala anterior, ou para a Cronologia, no 1º andar. Na outra estação, é possível navegar pelo site PUC-Rio 70 anos, rumo aos 80.
Excepcionalmente nesta exposição, o Solar permanecerá aberto das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 14h às 19h nos finais de semana. A exposição permanece em cartaz até 19 de dezembro. O Solar Grandjean de Montigny fica no Campus Gávea da PUC-Rio, na rua Marquês de São Vicente, 225.
Assessoria de Comunicação Social PUC-Rio