Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Em comemoração ao aniversário de 122 anos da abolição da escravatura (13 de maio), a Universidade Católica de Brasília promove nessa quinta-feira uma mostra cinematográfica sobre a escravidão e a questão racial no Brasil. O evento faz parte da I Jornada de Serviço Social da UCB, que acontece por todo o mês com programação diversa. A mostra é desenvolvida pelo NEAFRO (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Temática Racial da UCB), que entre outras atividades tem realizado pesquisas em comunidades quilombolas do interior de Goiás.
Com filmes exibidos em duas sessões, de manhã e à noite, o evento pretende usar a produção audiovisual como um modo de refletir sobre a diversidade e buscar o equilíbrio das relações sociais e raciais no Brasil.

A programação conta com filmes nacionais e internacionais sobre o tema. Manderlay e O Grande Desafio (EUA), abordam os conflitos raciais e a discriminação nos Estados Unidos do início do século XX. Já as produções brasileiras variam entre o resgate de histórias do tempo da escravidão, o racismo e a formação da cultura afro-brasileira. Os títulos são: Atlântico Negro: na rota dos Orixás, Cafundó, Madame Satã e Besouro. Em todas as sessões será exibido o curta-metragem O dia em que Dorival encarou o guarda, de Celso Furtado.

Os interessados podem procurar a direção do curso de Serviço Social da UCB, no campus Taguatinga, ou buscar informações pelo telefone 3356-9468, das 14h às 18h.

UCB Assessoria de Comunicação