O papilomavírus pode causar câncer principalmente no colo do útero, na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca. Isso não significa que estes tipos de câncer são causados apenas por esses vírus. Aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos relacionados ao câncer, ou seja, a infecção pelo vírus é um fator necessário, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer.
Os sintomas do papilomavírus humano são as infecções, que podem ser clínicas ou subclínicas. A infecção clínica se apresenta como verrugas ou lesões exofíticas nos locais afetados. A subclínica não pode ser vista a olho nu, não apresenta nenhum sintoma ou sinal. Não há tratamento específico para eliminar o vírus, é algo individual, depende do caso, da pessoa, do estágio da infecção e do local afetado, só o médico pode indicar o tratamento mais adequado.
Para a prevenção do HPV e consequentemente do câncer que ele pode gerar, é indicado o uso de preservativo (camisinha) durante todo contato sexual, com ou sem penetração, mas vale lembrar que o contágio também pode ocorrer de outras formas fora do ato sexual. Existem também duas vacinas que podem prevenir alguns dos tipos dos vírus.
Em caso de diagnóstico positivo para o câncer, venha o conhecer o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, temos como objetivo ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida dos assistidos. Nossa casa fica na Rua Doutor Souza Alves, 369 – Centro de Taubaté. Telefone: (12) 3413-4901 ou acesse: www.gapc.org.br