“Essa condição acontece em todas as regiões produtoras de cana, incluindo São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná e Mato Grosso”, disse Marcos Guimarães de Andrade Landell, pesquisador do IAC.
Já a IACSP01-3127 é uma cana que apresenta alta performance em situações de manejo avançado, que inclui, por exemplo, o uso de vinhaça e outros resíduos orgânicos. Essa variedade também possibilita longo período de utilização industrial, podendo ser colhida de maio até outubro.
As duas variedades foram avaliadas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Tocantins.
Aniversário de 130 anos
O IAC é órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Fundado em 1887, o instituto comemora 130 anos no dia 27 de junho de 2017.
Além do lançamento das duas variedades de cana-de-açúcar, haverá na cerimônia de aniversário a 24ª edição do Prêmio IAC. A cada ano são escolhidos um pesquisador científico e um servidor de apoio pela contribuição à pesquisa desenvolvida no instituto.
No evento, estarão reunidos, além de servidores do IAC e representantes do setor agrícola, o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o vice-governador do Estado e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Márcio França.
A cerimônia começará às 15h, na sede do IAC, av. Barão de Itapura, 1.481, Guanabara, Campinas, SP.
Mais informações: www.iac.sp.gov.br
Agência FAPESP