Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Participantes da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e interessados em acompanhar as várias fases do exame já podem baixar o aplicativo Enem. Apresentada pela primeira vez na edição do ano passado, a ferramenta tem novidades em 2017, como uma seção de notícias e acesso liberado ao público geral. Isso permitirá que pais, professores e jornalistas acompanhem as áreas que não exigem login do participante. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação.

O aplicativo, além de ser mais uma forma de contato entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o participante, auxilia na organização e cumprimento de prazos relacionados ao Enem. Antes do período de provas, podem ser visualizados dados da situação da inscrição, cronograma, locais de provas e o cartão de confirmação. Após os testes, o aplicativo fornece o gabarito, o resultado individual e o espelho da redação.

Procedimentos – A função Alerta permite ao usuário selecionar sobre quais informações quer ser notificado quando ocorrerem atualizações no cronograma. Também é possível fazer uma checagem das ações concluídas durante as etapas do exame, facilitando o acompanhamento de pendências. No mural de avisos, o participante pode acessar comunicados oficiais do Inep. Demais dúvidas poderão ser solucionadas na seção “Perguntas frequentes”, sempre disponível.

Após a instalação, é necessário que o participante insira o CPF e a senha cadastrada no sistema de inscrição do Enem. O aplicativo é gratuito e tem como objetivo ajudar os participantes nas diversas fases do exame. A ferramenta pode ser acessada de celulares e tabletes e está disponível nas plataformas Android e iOS.

Para garantir a segurança na utilização da ferramenta, a recomendação é baixar o app direto da loja de aplicativos do seu celular – Google Play e App Store – e confirmar se o nome do desenvolvedor é o Inep. No ano passado, o aplicativo Enem teve quase 3 milhões de downloads, tornando-se o número um na categoria educação.

MEC Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep