O Laboratório de Caracterização de Águas – LABAGUAS, do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), referência na área, conta agora com o mais avançado equipamento de HPIC existente no mercado: o Integrion, lançado em 2016 pela empresa americana Thermo Fisher Scientific.
Com isso, a empresa americana ganha um parceiro de excelência, onde serão desenvolvidas novas pesquisas, metodologias analíticas, aplicações específicas e poderá apresentar seu mais novo equipamento a seus clientes. Para o CTC/PUC-Rio, o ganho é concreto ao poder usufruir de um equipamento de última geração a custo zero, podendo desenvolver aplicações e gerar trabalhos científicos, beneficiando alunos, professores e a indústria em suas pesquisas.
O LABAGUAS — coordenado pelo Prof. José Godoy, que conta com a Profª e pesquisadora Gisele Birman Tonietto e também com o Técnico Químico Diogo Mendes à frente da operação do equipamento — tem parcerias com empresas do porte da Companhia de Recursos Minerais-CPRM, Petrobras, Schlumberger e Halliburton. “Com o Integrion, certamente teremos uma melhor performance e ganharemos em competitividade”, ressalta a professora.
“Os benefícios em utilizar o Integrion são inúmeros, como robustez e economia no processo de fragmentação e avaliação dos íons. Pretendemos trazer agilidade e melhor sensibilidade nos métodos já implantados e utilizados em nossas pesquisas para a indústria do petróleo e para as análises atmosféricas e de águas em geral. É um verdadeiro salto tecnológico”, explica Gisele Tonietto. A professora reforça ainda o ganho para os alunos da PUC: “Parcerias deste porte trazem a possibilidade de ampliarmos os conhecimentos, atualiza-los e difundi-los entre os alunos de graduação e pós-graduação, mantendo-nos assim na excelência acadêmica que o Departamento de Química tanto preza”.
Laboratório foi o representante da América Sul para realizar beta testes do Integrion
A Profª Gisele Birman Tonietto, do LABÁGUAS, trabalha com Cromatografia de Íons desde 1996. Graças a esta experiência, em 2015, ela e outros dez pesquisadores estrangeiros foram convidados pela Thermo Fisher Scientific para participar de um procedimento científico chamado Beta Test-Neptune, com o objetivo de avaliar e testar antecipadamente o protótipo do Integrion. Esta colaboração resultou na inclusão do laboratório na estratégia de Market Seed da empresa americana, que optou pela doação do equipamento para o CTC/PUC-Rio.
"A escolha da PUC-Rio como parceira na América do Sul para a avaliação de uma nova plataforma dessa tecnologia, que completou 40 anos de sua invenção em 2015, não poderia se dar em melhor momento: de um lado, temos a Thermo Fisher Scientific Inc., líder a serviço da ciência com a missão de capacitar profissionais a tornarem o mundo mais seguro, mais limpo e mais saudável. De outro, uma equipe altamente qualificada que possui sistemas de diversas gerações e que se beneficiará desta forma de respostas mais exatas e confiáveis de seus sistemas analíticos", ressalta Marc Yves Chalom, Gerente de Aplicações na área de cromotografia e espectometria de massa da Thermo Fisher Scientific.