Mitocôndrias são organelas celulares conhecidas principalmente por sua importância na respiração celular e obtenção de energia. Thiago explica que as mitocôndrias têm papel fundamental ao garantir o desenvolvimento do oócito, viabilizando a fertilidade e a saúde do embrião desde o início do desenvolvimento. Diferente de outras estruturas celulares, a mitocôndria possui material genético próprio, conhecido como DNA mitocondrial (mtDNA).
O trabalho apresentado por Thiago é parte dos resultados da investigação da expressão de dois genes responsáveis pela fusão mitocondrial, as mitofusinas Mfn1 e Mfn2, e seus papeis no desenvolvimento do gameta feminino (oócito) e na herança mitocondrial. “Vemos como as mitofusinas Mfn1 e Mfn2 são fundamentais tanto para o desenvolvimento do oócito, para a fertilidade, quanto para a proteção contra mutações no mtDNA que poderiam levar a severas patologias genéticas, como doenças neuro-degenerativas”, explica o pesquisador.
Thiago é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da USP e seus estudos são orientados pelo professor Marcos Roberto Chiaratti, do DGE da UFSCar. Na opinião de Thiago, a premiação reflete a qualidade das pesquisas desenvolvidas. “Acredito que esse prêmio, em primeiro lugar, reflete a importância e relevância que nossa linha de pesquisa possui, mostrando que é um tema importante tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade como um todo. Além disso, ele traz consigo o reconhecimento pelo trabalho realizado e a oportunidade para divulgação do mesmo na sociedade”, analisa.
Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..