Pesquisas como esta e revisões, editoriais, correspondências e comentários sobre o Zika estão reunidos e com acesso gratuito no novo Resource Center Zika Virus, da Elsevier.
A editora abre seu conteúdo pago publicado nas revistas The Lancet e plataformas ScienceDirect, ClinicalKey, Mendeley, Scopus e SciVal e o disponibiliza em português e espanhol “para ajudar a comunidade científica, profissionais de saúde, gestores de políticas públicas e a população em geral a entender e a lidar melhor com o surto”.
A Elsevier é responsável por cerca de 25% de todo o conteúdo científico publicado no mundo, entre diversos livros e revistas científicas, informações sobre medicamentos, orientações clínicas e educação para pacientes.
Segundo a editora, o conteúdo apresentado no Resource Center Zika Virus é revisado por médicos e editores profissionais, atualizado com as mais recentes e abrangentes pesquisas e informações baseadas em evidências.
O Resource Center também faz conexão com outros recursos de pesquisa oficiais, como o da agência norte-americana Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e o da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, disponibiliza links para dados do Scopus e do SciVal, plataformas que fornecem uma visão geral sobre as tendências globais da pesquisa sobre o Zika; e para o Mendeley, que estabeleceu o Grupo de Referência sobre o vírus Zika com o objetivo de compartilhar referências de artigos relevantes, apoiando o trabalho da comunidade científica na descoberta de uma vacina.
Mais informações: http://zika-virus-resource-center.elsevier.com.br
Agência FAPESP