Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O aluno Gustavo Antunes de Bitencourt, apresentou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um aplicativo que compartilha da mesma base do Waze, aplicativo móvel de trânsito, porém voltado para desastres naturais. A ideia do aluno de Ciência da Computação da Unisul - campus Pedra Branca-  e seu colega, Rahony Goulart Ricardo, foi criar um mapa de todos os desastres que ocorrem em tempo real, para servir de alerta à sociedade e auxílio para a defesa civil.
O projeto consiste em um mapa disposto no aplicativo, em que o usuário pode relatar acontecimentos em tempo real, para que outros usuários da mesma região recebam notificações, alertando de possíveis perigos. A ideia surgiu depois de uma chuva de granizo em Tubarão, que trouxe diversos prejuízos econômicos à cidade. “Vimos que a ideia tinha potencial e fomos lapidando com o propósito de lançarmos um aplicativo”, comentou

Após a defesa do projeto, eles buscam concursos e financiamentos para que possam acelerar o processo de desenvolvimento do sistema. Em 2014, participaram do concurso InovApps, do Ministério das Comunicações, entre mais de 2.500 projetos, e seu aplicativo ficou na 49° posição. Para o futuro planejam lançar uma versão de testes na loja de aplicativos da Google, recolhendo feedbacks e realizando novas implementações.