Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão receber raios em incidência levemente abaixo da média.
O Elat também levantou dados sobre mortes causadas por raios em 2014. Até a primeira metade de novembro, 84 pessoas morreram em decorrência do fenômeno. O número é um pouco inferior ao registrado neste mesmo período do ano passado, 88.
Ainda de acordo com o grupo, morreram mais pessoas durante atividades agropecuárias (29%) e dentro de casa (18%), o que indica um desconhecimento dos riscos durante tempestades. Há mais vítimas do sexo masculino (89%) e que viviam em áreas rurais (56%).
Para auxiliar a população a se informar sobre a incidência de raios e os cuidados que devem ser tomados, o Elat reformulou seu site, com novo visual e conteúdo ampliado. De acordo com o grupo, o projeto foi desenvolvido para tornar ainda mais acessíveis os dados sobre raios e tempestades tanto para pesquisadores e estudantes como para o público leigo.
Um dos destaques é a nova ferramenta de busca da média anual de concentração de raios em cidades brasileiras. É possível fazer comparações entre municípios e entender como cada local é atingido.
Ainda com o objetivo de divulgar informações para minimizar acidentes, o Elat lançou também em DVD o filme Fragmentos de Paixão, longa de 2013 sobre o assunto, disponível para compra no site www.scorpiusvideo.com.br.
Também foi criado um concurso de fotografias de raios, que durará todo o ano de 2015. A proposta é divulgar as melhores fotos de cada mês no novo site e, no fim do ano, escolher a imagem mais impressionante, que terá destaque em todos os canais de comunicação do grupo.
Mais informações em www.inpe.br/elat.
Agência FAPESP