O trabalho foi publicado no dia 27 de maio e pode ser conferido no site nature.com/srep. Além do professor Barcellos, integram equipe os pós-graduandos Gessi Koakoski e João G. S. da Rosa, Daiane Ferreira, na época doutoranda e atualmente integrante da equipe do UPF Parque, além dos pesquisadores Rodrigo Barreto, Percília Giaquinto e Gilson Volpato da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp).
A pesquisa investigou como os peixes se comunicam sobre risco de predação através dsinais químicos. Grupos de peixe-zebra quando visualizam um possível predador (no estudo, o peixe Oscar Astronotus ocellatus), não aumentaram os níveis do hormônio de estresse (cortisol), mas percebeu-se que a água condicionada por esses peixes, quando percebida por outro grupo de peixes que não enxergava o predador (peixes alvo) provocava um pico na concentração do hormônio, indicando uma clara reação de estresse para enfrentamento da situação de risco. Com isso, o resultado indica que o estresse induzido no peixe-zebra alvo não depende de um aumento nos níveis do hormônio nos peixes doadores (aqueles que viam o predador). O estudo contribuiu assim para uma área da comunicação química do risco de predação entre grupos de peixes, ainda não elucidada totalmente.
Parcerias e esforço institucional
Para que a publicação acontecesse, segundo vice-reitor, as parcerias com os colegas da Unesp foi fundamental.
O esforço conjunto faz parte das ações da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação de colocar a Universidade e os laboratórios em evidência nas grandes publicações científicas. “Essa é uma construção que se faz com ideias originais e parcerias e já estamos trabalhando nos desdobramentos para buscar outras revistas conceituadas no mundo científico. Esse trabalho foi feito 100% na UPF e contou com a análise, interpretação e redação em parceria com os pesquisadores da Unesp”, destacou Barcellos, lembrando que a Vice-Reitoria incentiva a publicação dos trabalhos de pesquisa em revistas de alto nível.
Confira o artigo
O trabalho pode ser conferido diretamente no link
http://www.nature.com/srep/2014/140527/srep05076/full/srep05076.html