Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Um grupo de pesquisadores de diferentes universidades, liderados pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Leonardo José Gil Barcellos, conquistou um importante espaço em uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo. Fruto de parceria com outras instituições e integralmente desenvolvido na UPF, o artigo Chemical communication of predation risk in zebrafish does not depend on cortisol increase, foi publicado na revista Scientific Reports da Nature.
O trabalho foi publicado no dia 27 de maio e pode ser conferido no site nature.com/srep. Além do professor Barcellos, integram equipe os pós-graduandos Gessi Koakoski e João G. S. da Rosa, Daiane Ferreira, na época doutoranda e atualmente integrante da equipe do UPF Parque, além dos pesquisadores Rodrigo Barreto, Percília Giaquinto e Gilson Volpato da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp).

A pesquisa investigou como os peixes se comunicam sobre risco de predação através dsinais químicos. Grupos de peixe-zebra quando visualizam um possível predador (no estudo, o peixe Oscar Astronotus ocellatus), não aumentaram os níveis do hormônio de estresse (cortisol), mas percebeu-se que a água condicionada por esses peixes, quando percebida por outro grupo de peixes que não enxergava o predador (peixes alvo) provocava um pico na concentração do hormônio, indicando uma clara reação de estresse para enfrentamento da situação de risco. Com isso, o resultado indica que o estresse induzido no peixe-zebra alvo não depende de um aumento nos níveis do hormônio nos peixes doadores (aqueles que viam o predador). O estudo contribuiu assim para uma área da comunicação química do risco de predação entre grupos de peixes, ainda não elucidada totalmente.

Parcerias e esforço institucional

Para que a publicação acontecesse, segundo vice-reitor, as parcerias com os colegas da Unesp foi fundamental.

O esforço conjunto faz parte das ações da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação de colocar a Universidade e os laboratórios em evidência nas grandes publicações científicas. “Essa é uma construção que se faz com ideias originais e parcerias e já estamos trabalhando nos desdobramentos para buscar outras revistas conceituadas no mundo científico. Esse trabalho foi feito 100% na UPF e contou com a análise, interpretação e redação em parceria com os pesquisadores da Unesp”, destacou Barcellos, lembrando que a Vice-Reitoria incentiva a publicação dos trabalhos de pesquisa em revistas de alto nível.

Confira o artigo

O trabalho pode ser conferido diretamente no link

http://www.nature.com/srep/2014/140527/srep05076/full/srep05076.html