“As comorbidades associadas ao HIV ocupam, hoje, na prática clínica diária dos médicos que cuidam das pessoas vivendo com HIV/Aids, um lugar que anteriormente era tomado pelas infecções oportunistas. Essa é a nova realidade e preocupação enfrentada por esses profissionais, uma vez que a infecção pelo HIV pode ser perfeitamente controlada, a carga viral suprimida, a imunidade estabilizada, resultando em maior sobrevida, em decorrência do uso de uma terapia antirretroviral eficaz e duradoura”, disse, no prefácio do guia, o infectologista e atual secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip.
A publicação tem capítulos dedicados a cardiologia, doenças infecciosas, endocrinologia, hematologia, nefrologia e neurologia, todos coordenados por um ou mais especialistas das área.
Lúcia da Conceição Andrade, coordenadora do Projeto Temático “Avaliação da terapia com células-tronco hematopoiéticas na doença renal crônica em cães”, apoiado pela FAPESP, é uma das coordenadoras do capítulo sobre nefrologia.
Os médicos interessados em obter a versão on-line gratuita do guia devem fazer o pedido pelo telefone 0800 703 1050, de segunda à sexta, das 8 às 20 horas.
Agência FAPESP