Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro de Pesquisa em Engenharia de Software da Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) desenvolve uma nova Linha de Produto de Software (LPS) que testa sistemas de maneira automática. Ela por ser utilizada na geração de produtos para testar programas embarcados inseridos em carros, aeronaves ou outros equipamentos. Segundo o professor da Facin Avelino Zorzo, o produto é o primeiro a ser criado com esta funcionalidade.
As principais vantagens são a economia e a velocidade, já que tradicionalmente o processo é feito manualmente. Zorzo lembra que o custo da parte de testes é um dos mais caros no processo de desenvolvimento de um sistema.

        Um dos planos para o futuro é a produção de ferramentas de teste de software para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e Veículos Terrestres Não Tripulados (VTNTs). "Planejamos a expansão para a área de segurança, com a inclusão de novos alunos de mestrado e doutorado no grupo de pesquisa", diz Zorzo.

        O grupo possui atualmente três doutorandos e dois mestrandos, além de diversos alunos de graduação. O projeto é desenvolvido no contexto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), financiado pelo Governo Federal, e também por projeto de cooperação com a Dell Computadores.