Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O fenômeno da "Lua Azul"Em primeiro lugar a Lua não vai ficar a azul! Trata-se apenas da expressão utilizada para designar um fato pouco comum, a ocorrência de duas Luas cheias em um mesmo mês. Esta coincidência acontece em média a cada 2 anos e 8 meses e em um intervalo de 19 anos pode-se ter um ano com uma dupla de “lua azul”.
Tudo indica que a explicação para a expressão vem do fato de ela representar algo que acorre raramente. Assim, na Europa os jovens prometiam as donzelas que iriam casar no dia em que a Lua ficasse azul, que a primeira vista sugeria uma promessa romântica. Como isto nunca acontece, o casamento não se consumava, ou seja, “Lua Azul” pode representar um amor impossível, uma lenda fantasiosa ou algo extremamente difícil de acontecer.

Além da observação da Lua cheia, a equipe do NASTRO vai disponibilizar telescópios para a visualização dos planetas Marte e Saturno, que atualmente encontram-se na constelação de Virgem e próxima da estrela Alfa de Virgem, Spica, a estrela que representa o Estado do Pará na bandeira do Brasil.

Prof. M. Sc. Franciney Carvalho Palheta
Coordenador do Núcleo de Astronomia da UFPA
Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, 01
Guamá - Belém - Pará - Brasil