“O objetivo principal do trabalho era descobrir evidências, no Brasil, de glaciações globais que ocorreram há mais de 600 milhões de anos e, assim, possivelmente, questionar a Teoria da Snowball Earth. Para isso, fora utilizado, como referência, as rochas carbonáticas do Mato Grosso. Os dados obtidos sinalizam que a o planeta, neste período, não era completamente coberto de gelo, como diz a Teoria”, explica Afonso Nogueira.
Artigo na Revista Nature – De acordo com o docente, o critério de seleção dos artigos da Revista Nature é extremamente meticuloso. Então, conseguir publicar um estudo neste periódico é um motivo de grande satisfação profissional. “Esta publicação é uma das mais respeitadas do mundo sobre divulgação científica. A publicação desse artigo significa um grande prestígio, inclusive, para a Universidade Federal do Pará”, ressalta o professor.
UFPA no mundo – Como repercussão da publicação do estudo na Revista, o professor acredita que a UFPA, consequentemente, terá a sua imagem projetada internacionalmente. Além disso, de acordo com Afonso Nogueira, a Região Norte, que em muitos aspectos é esquecida, passa a ter visibilidade no Brasil e, neste caso, no mundo. Para mais informações e para acessar o resumo do artigo, clique aqui.
O estudo coordenado pelo geólogo Afonso Nogueira teve, ainda, a participação de outros pesquisadores, especialistas no assunto. Esses outros estudiosos são das Universidades de São Paulo, Paris Diderot, na França, e Califórnia, nos Estados Unidos. A intenção da equipe é continuar pesquisando a Teoria da Snowball Earth, já que ela encerra outros subtemas.
Assessoria de Comunicação da UFPA