Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Artigo divulgado na edição on-line da revista Science nesta quinta-feira, 22 de setembro, mostra que os mamíferos tiveram seu principal período de diversificação há 80 milhões de anos, no período Cretáceo, antes da extinção dos dinossauros. Eduardo Eizirik, professor da Faculdade de Biociências da PUCRS (Fabio), é um dos coautores do artigo publicado numa das mais prestigiosas revistas científicas do mundo.
Parte do estudo foi feito na PUCRS, no Laboratório de Biologia Genômica e Molecular da Fabio, com a participação da mestranda do Programa de Biologia Celular e Molecular da PUCRS Taiz Simão. "Os principais grupos de mamíferos já estavam formados antes de os dinossauros desaparecerem, e a diversificação entre os principais grupos teria ocorrido em lugares diferentes do planeta", afirma Eizirik.

Foram analisados dados moleculares de 164 espécies e examinadas as relações e os tempos de divergência entre praticamente todas as famílias de mamíferos usando 26 genes diferentes. A pesquisa é o resultado de uma parceria duradoura com pesquisadores de diversos países, incluindo os grupos coordenados por Mark Springer e William Murphy, das Universidades da Califórnia e Texas A&M, ambas nos Estados Unidos.