Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma pesquisa recente mostrou que indivíduos saudáveis também possuem no organismo células idênticas às de um tipo de câncer, a Leucemia Linfocítica Crônica (LLC). As células foram encontradas em todos os indivíduos com mais de 70 anos, mostrando que, diferentemente do que se acreditava a partir de estudos anteriores, elas não são necessariamente tumorais.
A conclusão é um importante passo para o entendimento da doença e, segundo a coordenação do projeto, as próximas etapas da pesquisa buscarão entender melhor seu desenvolvimento no organismo, aumentando as possibilidades da descoberta de remédios mais eficientes. Outra contribuição do estudo foi revelar que, para a identificação correta de células de LLC no organismo, são necessários pelo menos 50mL de sangue, pois sua concentração é muito pequena. Essa diferença quantitativa foi o motivo da discrepância entre esta pesquisa e as realizadas anteriormente.

O trabalho foi coordenado pelo hematologista Alberto Orfao, professor do Centro de Investigação de Câncer da Universidade de Salamanca, com a colaboração do professor Carlos Eduardo Pedreira, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ e contou com a participação de 639 doadores voluntários, ao longo de três anos de pesquisa. Os resultados surpreenderam a própria equipe, que buscava entender e quantificar a quantidade dessas células em pessoas sadias acima dos 40 anos, mas esperava encontrar percentuais próximos aos obtidos por especialistas em trabalhos anteriores.

Veja outras informações sobre o estudo aqui.

FERNANDA BREDER - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - CENTRO DE TECNOLOGIA