Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a American Physical Society (APS) decidiram estabelecer um memorando de entendimento para o intercâmbio científico de alunos de graduação e pós-graduação e docentes dos dois países. O memorando deverá ser afinado até o fim de dezembro pela diretora executiva da APS, Kate Kirby, e pelo vice-presidente da SBF, Ronald Shellard. A parceria possibilitará o apoio financeiro para físicos que desejem participar de cursos de curta duração no exterior, receber a visita de um professor estrangeiro de sua área de estudo ou trabalhar temporariamente em um laboratório de pesquisa. Além disso, segundo a SBF, o objetivo é dar maior visibilidade internacional para a física brasileira, que tem crescido nos últimos anos, e possibilitar a troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes.
O primeiro edital para a seleção de projetos deverá ser divulgado no início de 2011. Uma comissão conjunta de cientistas dos dois países irá julgar e aprovar as propostas, sempre com a meta de aumentar o intercâmbio entre as duas comunidades científicas e a visibilidade da física brasileira.

Há uma previsão de que o primeiro edital aprove, ao todo, propostas de cinco professores e dez estudantes de cada país. As propostas apresentadas deverão conter detalhes sobre o interesse do pesquisador visitante e uma carta de apoio do chefe do departamento de física da instituição de acolhimento.

O projeto deve incluir ainda uma visão geral, objetivos e resultados esperados da visita, além de um cronograma de atividades. Todas as visitas devem ser concluídas no prazo de um ano.

O volume de recursos aplicados incluirá passagens aéreas e diárias para os pesquisadores durante todo o período no exterior.

Mais informações: www.sbfisica.org.br

Agência FAPESP