Imprimir
Bolsas e Concursos
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Mais de 900 estudantes poderão ingressar na Universidade de Passo Fundo (UPF) no segundo semestre deste ano recebendo bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos, o Prouni. Promovido pelo governo federal, o Prouni concede bolsas de estudos de 100% (integrais) ou bolsas parciais, na proporção de 50%.

Atualmente, aproximadamente três mil acadêmicos estudam na UPF com este benefício, conforme lembra o coordenador do Prouni na instituição, o vice-reitor Administrativo, Nelson Beck. “O Prouni é um entre os diversos programas que a UPF oferece como forma de facilitar o ingresso de estudantes ao ensino superior”, destaca. No total, serão 765 bolsas parciais (50%) e 149 bolsas integrais (100%) que serão disponibilizadas a estudantes egressos do ensino médio no próximo semestre. As bolsas integrais são divididas entre Bolsa Cota (destinada a negros, pardos e índios e seus descendentes) e Bolsas de ampla concorrência, às quais podem se candidatar alunos novos ou que já estejam matriculados em cursos de graduação da UPF. Já o benefício de 50% é destinado apenas a alunos novos. A relação de bolsas para cada curso e campi pode ser acessada em http://www.upf.br/download/prouni-2009-2.pdf .

Critérios e inscrições
Podem concorrer às bolsas integrais do Prouni os candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, R$ 697,50 por pessoa; e para as bolsas de 50% da mensalidade, estudantes com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395,00) por pessoa.

O estudante também precisa atender pelo menos um entre os seguintes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; se em escola particular, na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ou professor do quadro permanente da rede pública da educação básica. Os professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior e não precisam comprovar rendimentos. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008.

O processo seletivo do Prouni é coordenado pelo Ministério da Educação. O estudante interessado e que se enquadre nas normas expostas acima, deverá se inscrever até o dia 5 de junho por meio do site http://portal.mec.gov.br/prouni, onde também constam mais informações sobre o programa. Já informações sobre as bolsas oferecidas na UPF podem ser obtidas por meio dos telefones do Setor de Crédito ao Aluno: (54) 3316 8366 ou do Setor ProUni/FIES: (54) 3316 8413.

Prouni e Fies
O candidato que for selecionado para bolsa parcial do Prouni na proporção de 50%, poderá utilizar o FIES para financiar o valor restante da mensalidade. O FIES é o programa de Financiamento Estudantil que o governo federal dispõe junto à Caixa Federal.

Vestibular 2009
A UPF inscreve, até 16 de junho, para seu Vestibular de Inverno 2009/2. São oferecidos 37 cursos em diferentes áreas do conhecimento. Entre as novidades está a oferta de dois cursos superiores de tecnologia (CST): Design de Mobiliário e Gestão Comercial, que ainda não possuem turma em andamento na instituição. As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço http://vestibular.upf.br, onde também constam informações sobre o concurso.

Assessoria de Imprensa UPF
Universidade de Passo Fundo