Mais de 900 estudantes poderão ingressar na Universidade de Passo Fundo (UPF) no segundo semestre deste ano recebendo bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos, o Prouni. Promovido pelo governo federal, o Prouni concede bolsas de estudos de 100% (integrais) ou bolsas parciais, na proporção de 50%.
Atualmente, aproximadamente três mil acadêmicos estudam na UPF com este benefício, conforme lembra o coordenador do Prouni na instituição, o vice-reitor Administrativo, Nelson Beck. “O Prouni é um entre os diversos programas que a UPF oferece como forma de facilitar o ingresso de estudantes ao ensino superior”, destaca. No total, serão 765 bolsas parciais (50%) e 149 bolsas integrais (100%) que serão disponibilizadas a estudantes egressos do ensino médio no próximo semestre. As bolsas integrais são divididas entre Bolsa Cota (destinada a negros, pardos e índios e seus descendentes) e Bolsas de ampla concorrência, às quais podem se candidatar alunos novos ou que já estejam matriculados em cursos de graduação da UPF. Já o benefício de 50% é destinado apenas a alunos novos. A relação de bolsas para cada curso e campi pode ser acessada em http://www.upf.br/download/prouni-2009-2.pdf .
Critérios e inscrições
Podem concorrer às bolsas integrais do Prouni os candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, R$ 697,50 por pessoa; e para as bolsas de 50% da mensalidade, estudantes com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395,00) por pessoa.
O estudante também precisa atender pelo menos um entre os seguintes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; se em escola particular, na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ou professor do quadro permanente da rede pública da educação básica. Os professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior e não precisam comprovar rendimentos. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008.
O processo seletivo do Prouni é coordenado pelo Ministério da Educação. O estudante interessado e que se enquadre nas normas expostas acima, deverá se inscrever até o dia 5 de junho por meio do site http://portal.mec.gov.br/prouni, onde também constam mais informações sobre o programa. Já informações sobre as bolsas oferecidas na UPF podem ser obtidas por meio dos telefones do Setor de Crédito ao Aluno: (54) 3316 8366 ou do Setor ProUni/FIES: (54) 3316 8413.
Prouni e Fies
O candidato que for selecionado para bolsa parcial do Prouni na proporção de 50%, poderá utilizar o FIES para financiar o valor restante da mensalidade. O FIES é o programa de Financiamento Estudantil que o governo federal dispõe junto à Caixa Federal.
Vestibular 2009
A UPF inscreve, até 16 de junho, para seu Vestibular de Inverno 2009/2. São oferecidos 37 cursos em diferentes áreas do conhecimento. Entre as novidades está a oferta de dois cursos superiores de tecnologia (CST): Design de Mobiliário e Gestão Comercial, que ainda não possuem turma em andamento na instituição. As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço http://vestibular.upf.br, onde também constam informações sobre o concurso.
Assessoria de Imprensa UPF
Universidade de Passo Fundo