A FAPESP participa da chamada junto com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as fundações estaduais de amparo à pesquisa e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
A chamada busca propostas inovadoras que utilizem ciência de dados e modelagens para entender os principais fatores que impactam a saúde materna e o desenvolvimento infantil no Brasil. A ideia é que os projetos financiados ajudem os gestores a definir melhores políticas públicas e intervenções nessa área.
Leia mais sobre a chamada em: https://goo.gl/233SqM.
“Affordable, Accessible, and Appealing: The Next Generation of Nutrition”, “Tools and Technologies for Broad-Scale Disease Surveillance of Crop Plants in Low-Income Countries” e “Innovations in Immunization Data Management, Use, and Improved Process Efficiency” são os temas dos outros três GCE.
O quinto Grand Chalenges tem como tema “Campylobacter spp. Transmission Dynamics in Low- and Middle-Income Countries” e tem como objetivo examinar a transmissão da bactéria Campylobacter jejuni nos países subdesenvolvidos.
O GCE já concedeu auxílios a mais de 1,3 mil pesquisadores em mais de 65 países. Os auxílios iniciais são de US$ 100 mil e projetos bem-sucedidos são elegíveis para receber financiamento de até US$ 1 milhão. As propostas são solicitadas duas vezes por ano para um conjunto crescente de desafios globais de saúde e desenvolvimento.
As submissões devem ter apenas duas páginas e nenhum dado preliminar é necessário. Os candidatos podem ter qualquer nível de experiência, em qualquer disciplina. Pode participar qualquer tipo de organização, incluindo faculdades e universidades, laboratórios do governo, instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e empresas com fins lucrativos.
Mais informações: https://goo.gl/WdMtdY.
Agência FAPESP