Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado na área de simulação numérica de escoamentos viscoelásticos com Bolsa da Fundação. O prazo de inscrição encerra em 20 de outubro. O projeto deverá ser desenvolvido como parte das atividades do grupo de pesquisa em Mecânica dos Fluidos Computacional no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos.
O objetivo principal desse trabalho é a simulação numérica de escoamentos viscoelásticos tridimensionais envolvendo superfícies livres, com aplicações nas indústrias de processamento de polímeros, automóveis, cosméticos, entre outras. O foco do projeto é a modelagem de escoamentos viscoelásticos em 3 dimensões modelados por equações constitutivas diferenciais (ex. FENE-P, PTT, UCM) e integrais (K-BKZ).

Os candidatos devem ter doutorado em Matemática Aplicada, métodos numéricos em mecânica dos fluidos computacional ou áreas afins, experiência em linguagem de programação de alto nível, mecânica do contínuo e interesse em interagir com colaboradores no grupo de Mecânica dos Fluidos do ICMC-USP.

O bolsista deverá trabalhar interativamente com pesquisadores do ICMC e será membro do CeMEAI-ICMC-USP em São Carlos. Há disponibilidade para uma contratação por dois anos, sujeita a uma avaliação anual. Os candidatos interessados devem enviar propostas para Murilo Francisco Tomé, pesquisador principal do projeto, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Cartas de referências são bem-vindas.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1271.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP