Imprimir
Bolsas e Concursos
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Os prazos de quatro chamadas lançadas pela FAPESP terminam nos próximos dias. Interessados em participar podem submeter propostas até os dias: 26 de junho, para as chamadas com o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e com AstraZeneca/MedImmune; 1º de julho para o Medical Research Council (MRC) do Reino Unido; e 2 de julho para o também britânico Economic and Social Research Council (ESRC).
Na chamada com AstraZeneca/MedImmune serão apoiadas pesquisas para o desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças metabólicas e doenças cardiovasculares, com um total de até US$ 2,4 milhões.

As propostas devem enfocar tecnologias e abordagens que ampliem as fronteiras da ciência e pesquisa aplicada que tenha valor translacional para o desenvolvimento de terapias inovadoras em doenças metabólicas e doenças cardiovasculares.

As propostas devem seguir as normas do Programa FAPESP de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). A duração dos projetos de pesquisa selecionados poderá ser de até 36 meses.

A chamada de propostas (em inglês) está disponível em: www.fapesp.br/9337.

A chamada da FAPESP com o BMBF está aberta a pesquisadores de universidades, de institutos de pesquisa e do setor industrial, no Estado de São Paulo e na Alemanha, que conduzam estudos na área de bioeconomia.

Podem ser submetidas propostas que se enquadrem nos tópicos de pesquisa: 1) Agricultura sustentável; 2) Produção de alimentos: processamento e embalagem de alimentos, com foco em processos e materiais sustentáveis (que economizem energia e reduzam perdas); 3) Conversão/processamento de biomassa derivada de produtos não alimentícios em bioprodutos.

A duração dos projetos de pesquisas selecionados poderá ser de até 36 meses. Mais informações: www.fapesp.br/9398.

Colaboração com o Reino Unido

Pesquisas sobre doenças infecciosas negligenciadas serão apoiadas na chamada da FAPESP com o MRC, articulada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A participação do Reino Unido ocorre no âmbito do programa Newton Fund.

Pesquisadores no Reino Unido contarão com até £ 2,2 milhões para a chamada, para o financiamento dos projetos selecionados. O total disponibilizado aos pesquisadores britânicos terá uma contrapartida equivalente das fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), que financiarão os colaboradores brasileiros.

As agências envolvidas esperam selecionar de 8 a 12 projetos, cada um com duração de 36 meses. O valor do financiamento dependerá das necessidades do projeto de pesquisa.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/9397.

A quarta chamada cujo prazo está terminando é a lançada pela FAPESP com o ESRC, para projetos colaborativos entre pesquisadores do Estado de São Paulo e do Reino Unido nas áreas de “Vida Urbana Saudável” e “Ciências Sociais do Nexo Alimentos-Água-Energia”.

A chamada é parte do compromisso do Newton Fund em desenvolver parcerias bilaterais em pesquisa e tem apoio das FAPs e articulação do Confap.

No Reino Unido, a chamada tem apoio adicional do Arts and Humanities Research Council (AHRC) e do MRC – para “Vida Urbana Saudável” – e do Science and Technology Facilities Council (STFC) – para “Ciências Sociais do Nexo Alimentos-Água-Energia”.

Para financiar os projetos selecionados, os seguintes orçamentos estão disponíveis:

1) “Vida Urbana Saudável”: até £ 2,5 milhões – oferecidos pelo ESRC, pelo MRC e pelo AHRC – para apoiar pesquisadores no Reino Unido, com contrapartida equivalente em empenho (não necessariamente em recursos monetários, considerando custos diferentes em salários e bolsas entre o Brasil e o Reino Unido) das FAPs que financiarão os colaboradores brasileiros.

2) “Ciências Sociais do Nexo Alimentos-Água-Energia”: até £ 1,25 milhão, oferecido pelo ESRC para apoiar pesquisadores no Reino Unido, também com contrapartida equivalente em empenho das FAPs no Brasil.

As propostas no Estado de São Paulo serão selecionadas pela FAPESP e apoiadas por meio de Projetos Temáticos. Excepcionalmente para a chamada, a duração dos projetos selecionados poderá ser de até 36 meses.

Interessados devem enviar propostas à FAPESP até as 12h (de Brasília) do dia 2 de julho de 2015.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/9463.  

Agência FAPESP