Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma das mais prestigiadas distinções da cena literária brasileira, o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura inscreve para a oitava edição até o dia 17 de junho. O concurso é destinado ao melhor romance em língua portuguesa publicado nos últimos dois anos, no período entre junho de 2011 e 31 de maio de 2013. O vencedor do prêmio de R$ 150 mil será anunciado no dia 27 de agosto, na abertura da 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Cada candidato pode inscrever apenas um romance e a inscrição poderá ser feita pelo próprio autor ou por sua editora, sendo efetivada mediante a entrega de seis exemplares de um mesmo romance, acompanhadas de breve currículo do autor e da ficha devidamente preenchida a um dos seguintes endereços: 8º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura - Bourbon Shopping de Passo Fundo - Central de Atendimento - Av. Brasil Leste, 200, CEP 99050-000, Passo Fundo - RS; ou então para 15ª Jornada Nacional de Literatura – 8º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura - Universidade de Passo Fundo - Campus I – BR 285 – Bairro São José, Passo Fundo. O CEP é 99052-900. Para os trabalhos remetidos pelo correio, a data de postagem será considerada como a data de inscrição.

O prêmio
Além de escritores brasileiros, o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura tradicionalmente recebe obras de autores de outros países de língua portuguesa, como Moçambique e Portugal. Instituído a partir de 1999, o prêmio foi criado pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo por meio da Lei nº 3.366, de 28 de agosto de 1998. É uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, tendo como finalidade promover a cultura e homenagear os melhores romancistas contemporâneos de língua portuguesa, além de estimular a leitura de suas obras e o debate crítico sobre elas.

Na primeira edição, o prêmio foi conquistado por Sinval Medina, com a obra Tratado da altura das estrelas. Na seguinte, em 2001, dois autores dividiram a premiação: Antônio Torres (Meu querido canibal) e Salim Miguel (Nur na escuridão). O Prêmio teve ainda como vencedores Plínio Cabral - 3ª edição, 2003, com o livro O riso da agonia; Chico Buarque de Hollanda - 4ª edição, 2005, com o romance Budapeste; Mia Couto – 5ª edição, 2007, com a obra O outro pé da sereia; Cristovão Tezza – 6ª edição, com o livro O filho eterno; e na última edição João Almino com o livro Cidade livre.

Jornada de Literatura
A 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo tem como tema “Leituras jovens do mundo”. A realização da movimentação cultural é da UPF em parceria com a Prefeitura e com apoio de empresas e órgãos públicos. Informações sobre o prêmio podem ser obtidas no portal www.jornadasliterarias.upf.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (54) 3316 8368.