Cada candidato pode inscrever apenas um romance e a inscrição poderá ser feita pelo próprio autor ou por sua editora, sendo efetivada mediante a entrega de seis exemplares de um mesmo romance, acompanhadas de breve currículo do autor e da ficha devidamente preenchida a um dos seguintes endereços: 8º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura - Bourbon Shopping de Passo Fundo - Central de Atendimento - Av. Brasil Leste, 200, CEP 99050-000, Passo Fundo - RS; ou então para 15ª Jornada Nacional de Literatura – 8º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura - Universidade de Passo Fundo - Campus I – BR 285 – Bairro São José, Passo Fundo. O CEP é 99052-900. Para os trabalhos remetidos pelo correio, a data de postagem será considerada como a data de inscrição.
O prêmio
Além de escritores brasileiros, o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura tradicionalmente recebe obras de autores de outros países de língua portuguesa, como Moçambique e Portugal. Instituído a partir de 1999, o prêmio foi criado pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo por meio da Lei nº 3.366, de 28 de agosto de 1998. É uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, tendo como finalidade promover a cultura e homenagear os melhores romancistas contemporâneos de língua portuguesa, além de estimular a leitura de suas obras e o debate crítico sobre elas.
Na primeira edição, o prêmio foi conquistado por Sinval Medina, com a obra Tratado da altura das estrelas. Na seguinte, em 2001, dois autores dividiram a premiação: Antônio Torres (Meu querido canibal) e Salim Miguel (Nur na escuridão). O Prêmio teve ainda como vencedores Plínio Cabral - 3ª edição, 2003, com o livro O riso da agonia; Chico Buarque de Hollanda - 4ª edição, 2005, com o romance Budapeste; Mia Couto – 5ª edição, 2007, com a obra O outro pé da sereia; Cristovão Tezza – 6ª edição, com o livro O filho eterno; e na última edição João Almino com o livro Cidade livre.
Jornada de Literatura
A 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo tem como tema “Leituras jovens do mundo”. A realização da movimentação cultural é da UPF em parceria com a Prefeitura e com apoio de empresas e órgãos públicos. Informações sobre o prêmio podem ser obtidas no portal www.jornadasliterarias.upf.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (54) 3316 8368.