Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) prorrogou até o próximo dia 22 de fevereiro a submissão de propostas para o Programa Novos Talentos. Criado em 2010, o programa é uma iniciativa de expansão dos limites da sala de aula na união de duas instâncias – a escola pública e Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). O edital aberto busca fomentar projetos extracurriculares para professores e alunos da educação básica da rede pública em período de férias ou de não-interferência na freqüência escolar.
De grande amplitude, o Programa Novos Talentos abriga propostas de todas as áreas acadêmicas, por meio de cursos, oficinas, palestras, visitas a laboratórios, centros e museus de ciência – toda a sorte de atividades em espaços inovadores que as universidades podem proporcionar ao ensino básico.

“Não é um edital de pesquisa, mas de extensão”, explica Valdir Adilson Steinke, diretor-técnico de extensão da Universidade de Brasília. “A proposta é fazer com que os docentes da Universidade trabalhem nas escolas públicas, mobilizando alunos e professores em direção a novos centros de ciência e tecnologia”, complementa.

Uma ação de mobilidade estudantil, portanto, vista pelo Decanato de Extensão (DEX) como uma oportunidade única de trazer alunos da rede pública para dentro da UnB, bem como levá-los a outras instituições de ensino superior de todo o país e até mesmo estrangeiras.  O valor por projeto institucional a ser financiado pode chegar a R$ 200 mil por ano, o que inclui especialmente itens como diárias, passagens, despesas com locomoção e prestação de serviço de terceiros.

“É preciso que os proponentes tenham sempre em vista o deslocamento dos alunos para realidades diversas, que despertem nele as possibilidades enquanto futuro universitário e pesquisador”, disse Valdir Steinke. Para esse programa, a CAPES não prevê concessão de bolsas a alunos. Para esse programa, a CAPES não prevê concessão de bolsas a alunos.

MULTICAMPI – Cada Instituição Pública de Ensino Superior poderá submeter uma única proposta, que pode abrigar até quatro subprojetos de grupos de atividades em áreas semelhantes. Estes, por sua vez, devem prever ao menos três propostas de atividades extracurriculares. Em caso de instituições multicampi, como a Universidade de Brasília, é permitida uma proposta – e seus respectivos subprojetos - para cada campus.

O Decanato de Extensão da UnB trabalha com a expectativa de cerca de 10 projetos inscritos. Para tanto, a pedido da Capes, a Universidade definiu 15 de fevereiro como o prazo interno final de submissão de projetos. Em seguida, uma comissão de professores da UnB avaliará as melhores propostas e as encaminhará para a Capes. O início das atividades será a partir de julho de 2013.

Clique aqui e acesse edital, regulamento e demais informações a respeito do programa.

UnB Agência