Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O prazo para inscrições no primeiro processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) de 2013 abre nesta quinta-feira, dia 17, e se estende até o dia 21deste mês. Os candidatos interessados em se inscrever no Programa precisam ter participado do Enem 2012 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame, além de ter obtido nota superior a zero na redação.
O Cesumar – Centro Universitário de Maringá é uma das instituições participantes do Programa e vai oferecer este ano 388 bolsas de estudo distribuídas em 35 cursos, sendo 134 integrais e 254 parciais. O curso com maior número de vagas é arquitetura, com 14 bolsas integrais e 15 parciais. Em seguida vem direito, com 9 bolsas integrais e 29 parciais e engenharia civil com 13 integrais e 15 parciais. O curso de medicina também disponibiliza vagas para o Programa, com quatro bolsas integrais e oito parciais.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Podem participar os estudantes que tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola, os estudantes com deficiência e os professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura. Neste caso, não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Inscrições

O processo seletivo do Prouni possui uma única etapa de inscrição. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando a página http://siteprouni.mec.gov.br/.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem de 2012. O candidato pode consultar no site do Prouni a lista de instituições participantes e escolher,  em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas.

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem de 2012. Serão realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer na instituição de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. A lista de documentos necessários deve ser consultada no site do programa.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 24 de janeiro e da segunda chamada no dia 8 de fevereiro. O candidato que não for chamado numa dessas datas pode ainda entrar em lista de espera, que será utilizada pelas instituições de ensino para preenchimento das bolsas eventualmente não ocupadas. Neste caso, ele deve acessar o sistema do Prouni e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Leia mais:

Prouni 2013 - Estudantes já podem consultar bolsas disponíveis no site do programa