Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O governo gaúcho está investindo no desenvolvimento tecnológico do Estado. Prova disso é o recente lançamento do Programa Universidade para Todos do Rio Grande do Sul, o Prouni RS. A Universidade de Passo Fundo (UPF) foi credenciada a oferecer cursos em parceria com o governo nessa modalidade, e é a instituição que mais ofertará bolsas já no primeiro semestre de 2013. Serão ao todo 120 bolsas integrais em três cursos.
O Prouni RS tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento do Estado por meio da formação de recursos humanos em cursos superiores de base tecnológica, visando atender demandas de qualificação existentes nas diversas regiões do Estado. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), entidade vinculada à Secretaria da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), é a executora do projeto.

Vagas e inscrições
Os estudantes interessados em participar do Prouni RS não podem ter diploma de nível superior, devem residir no Estado há, no mínimo, dois anos, não podem ser beneficiários do Prouni nacional e devem possuir renda familiar mensal que não exceda o valor de três salários-mínimos regionais. Em contrapartida, o bolsista deverá participar de atividades complementares de inclusão produtiva e responsabilidade social.

As inscrições ao processo seletivo ProUni RS são gratuitas e devem ser realizadas até 12 de dezembro, exclusivamente na Central de Atendimento ao Aluno, campus Passo Fundo. A seleção será feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, dos anos de 2010 e 2011. A UPF está ofertando vagas nos cursos de Fabricação Mecânica (Passo Fundo), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Casca e Passo Fundo) e Sistemas para Internet (Passo Fundo).

Mais informações sobre o Prouni RS podem ser obtidas no site www.upf.br/bolsasecreditos, onde também consta o edital que rege o processo seletivo.