Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quarta-feira, 21, o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2012. Foram selecionadas as 44 melhores teses de doutorado, defendidas em 2011, dentre as 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. As áreas "Administração, Ciências Contábeis e Turismo", "Ensino" e "Zootecnia/Recursos Pesqueiros" não tiveram premiados.
A cerimônia de entrega dos prêmios aos autores e da distinção aos respectivos orientadores e programas de pós-graduação ocorrerá no edifício-sede da Capes, em Brasília, no dia 13 de dezembro.

Prêmio
O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

Grande Prêmio
Na ocasião da premiação, será divulgado o resultado do Grande Prêmio Capes de Tese Edição 2012, que seleciona, dentre as ganhadoras do Prêmio Capes de Tese, a melhor em cada um dos três grupos de grandes áreas. Cada um dos grupos homenageia um renomado cientista brasileiro que tenha desenvolvido trabalhos importantes em uma dessas áreas.

Nesta edição 2012, serão homenageados: Carlos Ribeiro Diniz, para a grande área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Milton Santos, para a grande área de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); e Carolina Martuscelli Bori, para a grande área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).

Será concedida ainda menção honrosa do Prêmio Capes de Tese a outras 78 teses de doutorado defendidas em 2011.

Premiações
As teses vencedoras serão beneficiadas com passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação no âmbito do Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

As teses vencedoras do Grande Prêmio receberão também certificado de premiação no âmbito do Grande Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Grande Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; e U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

O vencedor do Grande Prêmio deverá optar pelos benefícios previstos no Prêmio ou no Grande Prêmio, não sendo acumuláveis os benefícios previstos.

Acesse a página do Prêmio Capes de Tese.