O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, dia 12, em encontro entre o reitor Henrique Duque, a secretária de Relações Institucionais da UFJF, Rossana Melo, e o professor de direito público e procurador do Ministério Público Militar da União, Antônio Duarte.
O convênio entre a UFJF e a Universidade Agostinho Neto (UAN), de Angola, foi o primeiro acordo direto firmado com uma instituição africana. O reitor Henrique Duque classificou a parceria como sendo de grande valia e necessária, pois resgata os laços afetivos entre os dois países. “Eu acredito que essa é uma das funções da Universidade: firmar parcerias que possam contribuir para a melhoria da instituição. E tenho certeza que, tanto nós, quanto eles, iremos ganhar muito”, afirmou.
No encontro desta segunda-feira, Antônio Duarte, que é um dos envolvidos no processo de aproximação entre as instituições fez, oficialmente, a doação da enciclopédia “Agostinho Neto e a Libertação de Angola, 1949-1974”, lançado recentemente pela Fundação Antônio Agostinho Neto (FAAN).
O procurador brincou com o fato de a enciclopédia ter atravessado o Atlântico para que pudesse chegar à cidade. “É uma encomenda preciosa”. Ele exaltou o trabalho desenvolvido pela FAAN e citou as semelhanças históricas entre os dois países. “Esse documento registra toda a luta de libertação de Angola, por isso, foi feita uma garimpagem muito profunda por parte dos organizadores. Vale lembrar que, assim como nós, eles ficaram muito tempo sob o imperialismo lusitano, mas só se tornaram independentes em 1975”, explicou.
Outras informações: (32) 2102-3389 (SRI)
Secretaria de Relações Internacionais
Fundação Antônio Agostinho Neto