Para participar, é necessário: residir no Brasil, estar regularmente matriculado e adimplente, escolher cursos na universidade hospedeira que sejam aproveitados na formação brasileira, ter elevado nível do idioma utilizado no país estrangeiro, não ter participado de nenhuma edição anterior do Programa e ter realizado, ao menos, 40% do curso.
Também é preciso elaborar um plano de trabalho, que deverá ser aprovado pelo Departamento no qual o aluno estuda e será acompanhado por um professor tutor da Universidade.
Os dois contemplados receberão do Santander uma bolsa auxílio no valor de cinco mil euros, equivalentes a R$ 12.458,50 (cotação realizada em julho de 2012). Os benefícios deverão ser utilizados a partir de janeiro de 2013. Eles estudarão seis meses em uma instituição estrangeira conveniada.
O critério para selecionar os dois estudantes será a média aritmética das notas obtidas em 2011 – serão contemplados os alunos com as melhores médias nos cursos. A divulgação dos nomes dos escolhidos será realizada em 30 de outubro.
A Pró-reitora Estudantil, Prof.ª Dr.ª Nara Lúcia Perondi Fortes destaca a oportunidade que o Programa representa para os alunos. “Ao fazer um intercâmbio em outra universidade, conviver com outra cultura, o aluno só tem a ganhar. Ele ganha em conhecimento, em experiência”, disse ela.
Os interessados podem se inscrever no site http://migre.me/aLQhN. O aluno deverá imprimir o comprovante e entregá-lo na Pró-reitoria Estudantil (PRE), que está localizada na Avenida 9 de Julho, n.º 183, no Centro, e funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na ocasião, o candidato às bolsas deverá fornecer também cópias do RG, CPF, comprovante de matrícula (emitido pelas secretarias dos departamentos) e do passaporte.
O edital completo está disponível no http://migre.me/aLQlF.