"Esse programa faz parte de um conjunto de ações para internacionalizar o ensino e a universidade brasileira", afirmou o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, durante cerimônia de lançamento do programa. "Precisamos realizar essa revolução na educação, tornando nossos estudantes fluentes em mais de uma língua e essa mudança deve começar nas escolas", explicou.
O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, destacou a experiência positiva do programa nos anos anteriores. Setenta professores foram ao estado de Oregon por meio do programa. "Vimos o impacto da iniciativa na vida dos professores e no entusiasmo e compromisso reestabelecidos com a educação".
A nova edição do programa irá levar professores para mais de 20 universidades norte-americanas. "Tenho certeza que não estamos realizando algo apenas pelos professores e seus alunos, mas por toda uma geração e nosso futuro", concluiu Shannon.
Lançamento
A parceria para a implementação das ações foi formalizada com assinaturas do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, do embaixador dos EUA no Brasil, Thomas A. Shannon, do presidente do Conselho Diretor da Comissão Fulbright, John A. Matel, e da diretora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Distrito Federal, representando o Consed, Olga Cristina Rocha de Freitas.
Também participaram do lançamento a diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise de Menezes Neddermeyer, a diretora de Formação de Professores da Educação Básica, Carmen Moreira de castro Neves, além de outros representantes das diretorias da fundação, da embaixada dos EUA e da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).
Programa
O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA é coordenado pela Capes em parceira com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).
Fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula são alguns dos objetivos do programa.
Podem participar professores brasileiros concursados com estágio probatório concluído, que ministrem aula de língua inglesa na rede pública da educação básica. Os professores selecionados receberão ajuda de custo no valor de U$ 500, alojamento no campus universitário, alimentação, seguro saúde e passagens aéreas.
Acesse o edital.