Criado para fortalecer a identidade Mercosul nos jovens do bloco, o concurso procura desenvolver nos participantes os valores da integração regional e o respeito à diversidade cultural. Além disso, o concurso tem como objetivos específicos gerar um espaço de participação e integração regional estudantil nos campos da cultura e do conhecimento, orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas, além de estimular a produção intelectual e revisão histórica sobre a região e o processo de
integração.
Os brasileiros vencedores – Kassya Vanessa de Lima Lopes (CE), Mikaela dos Santos Cardoso (CE), Luiz Eduardo Lucena Justino (PB), Lucas Kristhen Ferreira Muniz (MG), Higor Tristão Oliveira (GO), Thiago Henrique Teixeira Fernandes (GO) – farão uma viagem para o Uruguai, entre os dias 1º e 9 de outubro, com as despesas pagas pela organização do concurso. Em caso de desistência, o sétimo colocado, Rafael Beltrão Urtiga (PE), poderá ser convocado.
Além dos brasileiros, foram premiados estudantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Equador. O tema do concurso, o êxodo do povo oriental, foi trabalhado nas modalidades pesquisa histórica, monografia, ensaio e texto literário.