Malaquias é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Foi consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Na categoria “Juventude”, Fernanda Dias Bartolomeu Abadio Finco, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi agraciada com seu trabalho na área da Nutrição, com trabalho sobre a utilização de alimentos tradicionais dentro de um contexto holístico e interdisciplinar. Fernanda é doutora pela Universidade de Hohenheim (Alemanha) e coordena o Projeto Eco-Nutrição em parceria com a UFT.
Na área de “Avaliação Educacional”, José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi o escolhido na categoria “Vida e Obra” por trabalho voltado para a área de avaliação de sistemas, instituições, planos e programas educacionais e políticas educacionais.
Soares é graduado em Matemática, com doutorado em Estatística pela Universidade de Wisconsin em Madison (Estados Unidos) e tem pós-doutorados em Probabilidade e Estatística, pela Universidade de Waterloo (Canadá), e em Educação, pela Universidade de Michigan (Estados Unidos).
Também em “Avaliação Educacional”, Débora Cristina Jeffrey, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com trabalho em políticas educacionais, avaliação de sistemas educativos e gestão educacional, foi contemplada na categoria “Juventude”.
Débora é mestre em Educação também pela Unicamp, onde leciona e é chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais.
A cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge 2012 será realizada no dia 2 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão prêmios de R$ 135 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil e medalha de prata (categoria Juventude).
Criado pela Fundação Bunge em 1955, o prêmio tem como objetivo incentivar a inovação em várias áreas do conhecimento, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos.
Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma comissão técnica composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria "Vida e Obra", indicando-os para a decisão do grande júri. No caso dos jovens talentos, a comissão técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.
Mais informações: www.fundacaobunge.org.br
Agência FAPESP